Como ter uma mini horta na sua cozinha. Vai ter sempre produtos frescos

Apresentamos aqui 5 dicas para quem gostaria de ter alguns produtos sempre à mão e da melhor qualidade, mas não tem muito espaço em casa nem jardim. Estamos a falar de criar uma mini horta na sua cozinha, mas tenha em atenção que requer algum planeamento e cuidado nas plantas que vai escolher.

horta-na-cozinha

1. Escolher o local mais apropriado

O local a escolher deve ter, pelo menos, 5 horas de luz solar e alguma circulação de ar (até pode ser uma janela aberta de vez em quando).

Se a sua cozinha não dispõe destas condições, dificilmente irá conseguir manter as plantas viçosas e saudáveis.

2. A escolha dos vasos

Caso não tenha a necessidade de mover os vasos de local deverá usar floreiras – estas poupam bastante espaço e dão um aspecto mais arrumado e limpo à sua cozinha.

Também deverá ter alguma atenção ao que quer plantar e à profundidade do vaso em questão.

3. Que plantas deve escolher

As planta que deve escolher dependem do espaço que tiver disponível.

Dado que não tem nenhum quintal/jardim ou varanda deverá optar por plantas de pequeno porte, como as ervas aromáticas.

Plantas de médio porte como os tomateiros e os pimenteiros não são uma boa ideia pois estas  necessitam de uma quantidade de luz que normalmente não está disponível dentro de sua casa.

As alfaces, por exemplo, são uma óptima opção para ter dentro de casa desde que tenha luz suficiente –  uma floreira média pode ter 2 a 3 pés de alface.

4. As pragas

As ervas aromáticas estão menos sujeitas a pragas, principalmente se conseguir mantê-las saudáveis. Já as alfaces podem ser atacadas por pulgões.

É de notar que quanto mais saudáveis as plantas estiverem, menos sujeitas a pragas estarão!

5. Animais de estimação e as plantaserva-dos-gatos

Se tem animais de estimação deve escolher bem as plantas que quer ter em sua casa! Pesquise bem e verifique se estas são tóxicas ou não para o seu animal.

Normalmente os gatos gostam de se roçar nos vasos que temos em casa. Uma boa forma de tentar evitar isso é fazer um vaso especialmente para o seu gato – plante erva dos gatos num tabuleiro. Sempre que o seu gatinho se lembrar de fazer uma visita à sua mini horta, será atraído pelo tabuleiro com a erva dos gatos.

Partilhar:
Segue a nossa página de facebook: