Remédios caseiros à base de mel podem resolver vários problemas de saúde


O mel é um produto natural obtido a partir do néctar das flores e seu sabor e coloração dependem do tipo de flor que a abelha recolhe o néctar.

Além de ser um óptimo adoçante natural, é cheio de benefícios para a nossa saúde e resolve vários problemas de saúde.

Dor de garganta

Por possuir ação anti-microbiana, o mel é capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos, trazendo assim alívio para a dor de garganta.

Problemas respiratórios

Pesquisas mostraram que bactérias causadoras de algumas doenças são sensíveis a ação anti-bacteriana do mel. Entre esses micro-organismos estão os responsáveis por infecções respiratórias e sinusites, tuberculose e pneumonia. O mel pode ajudar nesse sentido, aliviando os sintomas e o desconforto causado por eles.

Bom para o intestino

O mel é um importante aliado na manutenção da flora intestinal pois possui carboidratos não digeríveis e oligossacarídeos que são prebióticos, contribuindo para um melhor trânsito intestinal e a prevenção de problemas como diarreia e constipação.

Bom para pele

O mel é rico em antioxidantes, como ácidos fenólicos, os flavonoides e os carotenoides. Por essa razão, ele vem sendo utilizado na fabricação de cosméticos como sabonetes e cremes. O mel contribui para a diminuição dos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce e contribuindo para uma pele mais bonita e saudável. Pesquisas indicam que o mel ajuda também na cicatrização de feridas e em casos de úlceras, queimaduras e abcessos na pele.

Ação antioxidante

Por ser rico em antioxidantes, o mel  ajuda a diminuir os radicais livres, evitando o envelhecimento celular e também proporcionando uma pele mais bonita e saudável. Além disso, esse alimento pode ajudar na prevenção de doenças como o Alzheimer, problemas cardiovasculares, entres outras.

Diminui os riscos de infecção urinária

Alguns estudos apontaram que bactérias causadoras de certas doenças são sensíveis a ação anti-bacteriana do mel. Entre esses microrganismos estão os que causam infecção urinária.

Melhora o sono e ajuda a relaxar

O mel estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, portanto, por trazer benefícios para o intestino, o mel também trabalha a favor do seu bem-estar através desse órgão.

Alivia a indigestão

Para aquelas pessoas que sofrem de indigestão, as propriedades antissépticas do mel aliviam a acidez no estômago e melhoram a digestão. Além disso, o mel ajuda a neutralizar os gases. Experimente comer uma colher de mel antes das refeições, para ajudar na digestão.

Dá energia

Os açúcares naturais do mel são fontes saudáveis de calorias e de energia para o corpo, ajudando a combater a fadiga. Além disso, ele também ajuda a manter a saciedade e controla o desejo por comer doces.

Evite o aquecimento em excesso do mel, pois isto pode reduzir a acidez e a humidade do alimento e causar a perda na actividade de algumas enzimas, fazendo com que o alimento deixe de ter parte de suas propriedades benéficas.

Faça gosto na nossa página de facebook:


Vai Gostar De Ver: