Não só os profissionais da cozinha conhecem as vantagens de uma boa faca, todos sabemos que as lâminas afiadas valem ouro. 

Cozinhar torna-se mais fácil: os tomates ficam em filetes, não são esmagados e pode-se tirar todos os nervos da carne. Como as facas afiadas têm maior precisão, elas são ainda mais seguras.

No entanto, as gavetas das cozinhas estão cheias de facas cegas, e quem cozinha diariamente, por gosto ou por necessidade, faz isso com lâminas desgastadas, pois não temos as ferramentas ou o conhecimento necessário para afiá-las.

Aqui tem 6 truques inteligentes para  afiar as facas sem precisar de ferramentas especiais.

 

 Chaira de aço

A confusão começa com este afiador popular. Além das versões feitas de cromo, o afiador também está disponível em cerâmica ou com revestimento em diamante. As barras de cromo são mais adequadas para uso diário, uma vez que produzem apenas uma ligeira abrasão. Mas se deseja ter as facas bem afiadas, é melhor usar a versão de cerâmica. O afiador revestido de diamante é ideal para uma moagem fina.

O modo de uso dos três é o mesmo: segure o eixo de aço verticalmente sobre uma superfície antiderrapante e coloque a lâmina em um ângulo de 20° com a ponta virada para baixo. Segure a faca em um ângulo recto com relação à chaira de aço. Em seguida, reduza o ângulo à metade (cerca de 45 °) e, novamente, um pouco mais da metade. Então deve mover a lâmina alternadamente para a esquerda e para a direita ligeiramente sobre o aço. O movimento sempre vai do punho até a ponta, e não o contrário.

 Pedra de afiar

As facas japonesas originais não devem ser afiadas com a chaira, já que as lâminas são muito duras. Mas mesmo as facas de cozinha de alta qualidade se desgastam por causa do uso contínuo. Neste caso, recomenda-se pedras de afiar hidratadas, pois protegem o material e são muito eficazes. As pedras de afiar geralmente estão disponíveis em dois grãos: grosso, para a primeira afiação, e fino, para polir.

Depois de deixar a pedra imersa em água por 2 minutos, coloque a faca com a parte inferior da lâmina para baixo e puxe como se quisesse cortar algo macio com um movimento de arco para a ponta. Ao mesmo tempo, estabilize a lâmina com uma mão. A pedra de afiar facilita a determinação do ângulo correto. Dependendo de quão afiada a lâmina deve ser, coloque de 2 a 3 moedas de cobre sob a extremidade plana. Regra de ouro: quanto mais duro o material da faca, maior pode ser o ângulo. Retire as moedas antes de afiar. Por outro lado, não deve remover a poeira da pedra com a água resultante da afiação: este é o verdadeiro segredo.

Afiador de facas

Os afiadores de faca são muito populares porque não apresentam grandes complicações. Existem muitas versões, mas, como regra, sempre tem que puxar a lâmina, não empurrar. Infelizmente, os materiais de muitos destes afiadores são de má qualidade e arranham ou estragam facilmente. Para as facas padrão, no entanto, esses afiadores são os mais recomendados.

Substituição inteligente

Se não é o proprietário orgulhoso de um afiador profissional, pode usar itens domésticos simples. Sobretudo, o fundo áspero das chávenas de cerâmica já provou ser útil nesses casos. Coloque a chávena virada para baixo sobre uma superfície antiderrapante e puxe a lâmina sobre a borda, como se fosse uma pedra de afiar. Como a superfície de afiação é menor, pode levar mais tempo, mas o truque funciona muito bem.

Sugestão: até mesmo as tesouras cegas podem ser afiadas em casa. Pegue um pedaço de papel de alumínio e dobre duas ou três vezes. Em seguida, corte o papel algumas vezes com a tesoura. Quando o alumínio é rompido bruscamente, as lâminas das tesouras são afiadas ao mesmo tempo. Elas ficarão como novas.

 

Raspagem 

Um velho truque que quase ninguém se lembra é a eliminação gradual das lâminas de barbear. Especialmente se as lâminas forem finas, este método ajuda a prolongar consideravelmente a vida do barbeador. Ao contrário da afiação, a lâmina se move na direcção oposta ao corte durante a raspagem, de modo que os fragmentos de metal microscópicos que se formaram durante o uso se alinham novamente. Isso não só faz com que a lâmina fique bem afiada, mas o resultado dura mais, uma vez que as micro partículas desordenadas impedem o desgaste. Pode usar este mesmo método com: uma pulseira de couro clássica ou um jeans antigo. Ambos conseguem o efeito desejado.

 

Cuidado

As facas afiadas precisam de certos cuidados. Portanto, não deve colocar facas de alta qualidade na máquina de lavar louça, já que os sais usados por este aparelho atacam o metal e causam oxidação instantânea. Além disso, não se deve enxaguá-las por muito tempo, pois muitas facas de cozinha são sensíveis à água. Geralmente, as facas japonesas originais não são feitas de aço inoxidável e devem ser esfregadas com óleo depois de limpá-las sem nenhum ácido. Para armazená-las, use caixas de madeira, barras magnéticas ou capas de feltro.

Seja para a cebola, cenoura ou alecrim: um corte limpo mantém a beleza dos alimentos e também o aroma. Divirta-se com as suas novas lâminas afiadas!

Outras Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.