Quer aprender a lavar as sapatilhas na máquina de lavar sem as estragar?

Veja as dicas que deve seguir para que as sapatilhas não se estraguem quando as coloca a lavar na máquina de lavar.

Antes da lavagem:

  • As únicas sapatilhas que não devem ser lavadas na máquina de lavar são as de couro. Ainda que o possas fazer, a pele irá estragar-se mais rapidamente, alterando o aspecto geral do calçado.
  • Se a sapatilha tiver lama ou terra, retira o excesso com a ajuda de uma pequena escova, antes de a colocar na máquina.
  • Retira sempre os atacadores das sapatilhas, pois eles tendem a ficar presos no tambor da máquina e podem danificar tanto a sapatilha como a máquina.
  • Opta por colocar as sapatilhas num saco de rede próprio para lavar elementos em separado na máquina.

Durante a lavagem:

  • A temperatura máxima da água deve ser os 30 graus. Se usares água mais quente, é provável que alguns materiais tenham tendência a encolher.
  • É preferível lavá-las apenas com tapetes ou outros têxteis que não se danifiquem facilmente.

Depois da lavagem:

  • As sapatilhas devem secar sempre num local arejado, mas que não tenha exposição directa de sol.
  • A secagem demora aproximadamente 12 horas, dependendo do tipo de sapatilha.
  • Podes optar por encher as sapatilhas com jornais, para que, durante a secagem, não haja deformações.

6 Dicas para lavar as sapatilhas sem as estragar:

1. Se optares por lavar à mão, não deves deixar as sapatilhas de molho. Antes de lavar as sapatilhas, remove as palmilhas e os atacadores e escova cada par com uma escova seca para retirar a maioria das impurezas e simplificar a lavagem.

2. As sapatilhas de tecido ou de couro devem ser lavadas imediatamente para evitar que as sujidades entranhem, danificando-as ou complicando a limpeza.

3. No caso das sapatilhas de couro, o processo é o mesmo, contudo, o correto é serem ser limpas à mão e apenas com o pano humedecido, para não danificar o couro. Uma boa dica para hidratar o couro é aplicar, de vez em quando, um pouco de vaselina.

4. As palmilhas devem, também, ser retiradas para a lavagem.

5. Para secar, coloca as sapatilhas numa superfície plana, ao ar livre, numa zona com boa ventilação, longe do sol e do calor, que podem deformar, descolorar ou ressecar as sapatilhas. Para acelerar o processo de secagem, podea colocar papel de cozinha dento das sapatilhas para absorver a humidade. As sapatilhas demoram, pelo menos, 12 horas a secar.

6. Por fim, nas grandes superfícies ou em boas sapatarias, encontras materiais de limpeza e preservação do calçado que podem ser uma boa ajuda. É uma boa ideia, e vai simplificar muito a tua vida, colocar um produto impermeabilizante antes de usares as sapatilhas pela primeira vez.

Outras Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.