5 Dicas criativas para implementar a Arte Sacra em sua casa

A religião faz parte da vida de muitas pessoas e, por vezes, a decoração da casa espelha essa mesma religião, seja através de estátuas, de pinturas ou de objetos simbólicos.

Mas calma, quando pensamos na decoração com arte sacra não temos de pensar que existe um ambiente sombrio no interior da casa.

Existem formas criativas de adicionar a arte sacra à sua casa, misturando-a com outros estilos de arte, para tornar o ambiente acolhedor tanto para si, como para os seus visitantes. Descubra quais as formas e coloque em prática em sua casa.

5 dicas para implementar a Arte Sacra

1. Misture diferentes estilos e crie algo único

Muitas pessoas pensam na decoração com arte sacra como uma casa antiga ou como a casa do tempo das nossas avós; não tem de ser assim. Pode escolher algumas artes mais clássicas, mas misturá-las com outras formas de arte, criando um estilo único.

Se preferir, pode procurar artes e objetos mais modernos e criativos em lojas online, como a www.holyart.pt. Desta forma conseguirá ter a celebração religiosa que procura dentro de casa, ao mesmo tempo que tem um estilo único, mais moderno e, acreditamos, mais criativo.

2. Separe um espaço pessoal para si e para as suas orações

Apesar de ser uma ideia pouco criativa, pessoas religiosas, por vezes, necessitam de tempo para praticar a sua religião; um tempo isolado tanto para orar como para meditar. Nestas circunstâncias ter um local próprio é o mais indicado, seja esse numa divisão separada ou num cantinho da sala.

Este pequeno espaço é muito fácil de criar e, o melhor, pode usar a criatividade a seu favor, assim como o gosto pessoal. Afinal este é o seu espaço, só você saberá o que faz sentido manter no mesmo. No entanto, lembre-se de manter uma imagem do santo no local.

Outros objetos que podem fazer sentido são um terço, um tapete macio para o seu momento, entre outros elementos religiosos.

3. Escolha apenas elementos que criem uma sensação em si

Copiar de outras pessoas não é ser criativo, portanto uma dica essencial para destacar o seu espaço é adicionar, apenas, elementos que criem sensações em si. Porquê? Porque dessa forma, além de obter um espaço único, também terá um espaço com significado, onde se sente bem.

Pinturas, esculturas, objetos: qualquer elemento religioso é bem-vindo!

velas
Pixabay

4. Decoração clássica ou moderna?

Dependendo do que deseja em sua casa, pode ter de mudar a direção dos seus esforços.

Por exemplo, se pretende um ambiente mais clássico, imagens de santos e elementos como cruzes ou terços podem ser o que necessita. Pode, ainda, adicionar uns quadros mais antigos que tenham um aspeto mais próximo à decoração escolhida.

Se, por outro lado, pretende um ambiente mais moderno e sofisticado, o foco deve recair sobre imagens de anjos, santos ou deuses, mas com um aspeto mais moderno, com cores claras. Com este estilo pode misturar artes não religiosas e criar um ambiente mais leve.

5. Use de forma complementar em sua casa

As obras de arte sacra podem ser usadas como peças principais, principalmente em locais pessoais onde pode rezar ou, apenas, meditar, ou como peças complementares ao longo da sua casa.

Pode colocar um quadro na sua sala, uma estátua menor numa estante de livros, um terço no seu quarto e ir alternando os elementos ao longo da decoração da sua casa, em qualquer divisão.

Pode, ainda, alternar entre a arte moderna e a arte clássica em sua casa. Numa parede um quadro com cores mais leves e, numa estante, uma estátua mais clássica que combine com o local. A sua criatividade é o limite mas deve também respeitar o seu orçamento familiar.

Nunca descuide dos cuidados

Os objetos de arte sacra, geralmente, são feitos com materiais delicados, portanto posicione-os em zonas seguras, onde fiquem protegidos – será excelente caso viva com mais pessoas, especialmente com crianças. Escolha locais onde haja pouco fluxo de passagem dentro de casa.

Outra dica é manter os elementos ou objetos longe de outros objetos e afastados da luz do sol e da própria chuva. Desta forma irá evitar a destruição do material com o tempo.

Por último, limpe os objetos com alguma frequência. Nada estraga mais um ambiente com arte sacra – ou com qualquer outro tipo de arte, na realidade – do que o pó acumulado. No momento de limpeza, caso tenha objetos próximos, limpe com cuidado para manter a integridade das obras.

Não existem regras para construir um ambiente rico em elementos da arte sacra em sua casa, a criatividade é o seu limite. Adquira peças que se assemelhem com os seus gostos e com a restante decoração da casa.

Para tal comece por estudar a sua casa e, finalmente, implementar as dicas criativas que mencionámos acima para obter um ambiente de paz com um toque religioso: sinta-se bem em sua casa!

Texto: Lara Biral


Mais Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

560,537FãsGosto
10,316SeguidoresSeguir
172,187SeguidoresSeguir
89SubscritoresSubscrever

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana