7 Dicas para escolher o melhor abacaxi

Escolher a melhor fruta requer uma certa experiência ou então aprender certas dicas.

Neste artigo apresentamos 7 dicas para escolher o melhor abacaxi.

1. Apalpe

É a regra mais comum, pois vale para quase todas as frutas. Para escolher abacaxi no ponto, ele não pode estar nem muito duro e nem mole demais. Deve estar macio, porém firme. Olhe principalmente na parte de baixo, pois é ali que vai mostrar se a fruta está passada, pois é onde fica mole primeiro. Se estiver demais, melhor não levar.

2. Sinta o cheiro

Mais uma vez, é na parte de baixo da fruta que vai entregar se ela já passou do ponto. O abacaxi ainda verde vai ter um aroma mais difícil de sentir. Quando está no ponto, o aroma é bem agradável e docinho. Se estiver passado, vai sentir na parte de baixo que o cheiro está mais forte e menos agradável, meio avinagrado, bem como fruta passada mesmo.

3. Escolha um com coroa

Prefira sempre um abacaxi que ainda esteja com a coroa. Pode parecer óbvio que todos estejam com a coroa, mas muitas pessoas arrancam essa parte cortante quando vão levar o abacaxi para casa e então desistem de levar, deixando ele sem a coroa e com a parte interna exposta. Não pegue esse abacaxi e não seja a pessoa que arranca a coroa e devolve a fruta. Ela tem muito mais risco de ser contaminada por insetos.

4. Opte por uma coroa verde

Depois de saber que o seu abacaxi sempre deve estar com a coroa, também é importante observar se as folhas da coroa ainda estão verdinhas. Se as folhas estiverem muito secas e amareladas, é bem provável que a fruta esteja passada. Nesse caso, considere também as outras dicas anteriores para chegar ao veredito.

5. Faça o teste da folha

Mais uma dica relacionada com a coroa do abacaxi é tentar puxar uma das folhas da coroa. Esse método não vai deixar a parte interna da fruta exposta, então pode fazer. Se, ao puxar uma das folhas, ela sair com muita facilidade, é sinal que está passado. Se estiver muito dura para tirar, ainda não está no ponto. Se sair de forma fácil, mas ainda firme, é um dos indícios de fruta no ponto.

6. Sinta o peso

O abacaxi mais pesado tende a ser o mais suculento e isso não quer dizer que seja o maior. Pegue um em cada mão e faça a comparação.

7. Prefira um verde ao maduro

Se não conseguir escolher um no ponto porque todos parecem estar muito verdes ou maduros demais, então prefira um verde. Assim pode deixá-lo na sua fruteira, fora da frigorífico e sem abrir, para que ele vá amadurecendo dia após dia. Se comprar um muito maduro, terá que consumir na hora ou poderá picar e congelar em porções.


Mais Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

560,561FãsGosto
10,313SeguidoresSeguir
170,782SeguidoresSeguir
90SubscritoresSubscrever

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana