Sabe aquele tradicional macarrone de domingo? Ele pode ficar ainda mais saboroso se preparar o próprio molho de tomate caseiro.
Diferente do que toda a gente pensa, fazer molho de tomate em casa não é tão trabalhoso e vale muito a pena, pois além de ser muito mais saboroso, é também muito mais saudável!
Ingredientes
- Tomate
- Cebola
- Cheiro Verde (a gosto)
- Água
Modo de preparação
Primeiramente, lave bem os tomates. Coloque-os em uma panela com água e leve para cozinhar, em fogo baixo e com a panela tampada, por aproximadamente vinte minutos. Depois de cozido, descasque os tomates, retirando as peles. Em seguida, corte-os ao meio e coloque no liquidificador para bater. Se não quiser deitar as sementes fora, pode colocá-las também para bater junto com os tomates. Adicione uma cebola média picada e cheiro verde a gosto. Bata tudo até ter uma mistura homogénea.
Depois, leve essa mistura para o fogo, deixando ferver por aproximadamente vinte minutos. E pronto! O seu molho de tomate está pronto! Deixe arrefecer e use a sua criatividade para usá-lo na receita que achar melhor!
Viu como é fácil? Assim, terá um molho caseiro muito mais saboroso, livre de conservantes e muito mais saudável do que aqueles que compra no supermercado.
Se não possui muito tempo para prepará-lo sempre que for utilizar molho de tomate, pode fazer uma quantia maior e congelar. Isso mesmo! Pode fazer uma grande quantia de molho de tomate e conservá-lo no congelador, assim, quando precisar, basta descongelar.
Para ficar mais fácil, congele em pequenas porções, que podem ser separadas em saquinhos plásticos ou em tigelas apropriadas para irem ao congelador.
O molho de tomate caseiro pode ser conservado durante dois meses no congelador. Então está a espera do que? Faça agora mesmo o molho e tenha refeições muito mais cheias de sabor e saúde!
Obs: Também pode adicionar outros temperos no molho de tomate, como pimenta do reino, orégãos e pimenta calabresa, entre outros!