Muitas pessoas consideram que seguir as normas de etiqueta é algo fora de moda, de gente arrogante e fútil.
Mas não é bem assim.
Os fundamentos da etiqueta são muito simples.
É só uma questão de se expressar usando palavras agradáveis, ser cordial, ter boa apresentação pessoal e habilidade para não se deixar levar pelas emoções.
O 1001ideias.pt traz-lhe algumas regras modernas de etiqueta que todos os que têm respeito pelos outros e por si mesmo deveriam conhecer!
Etiqueta é quando se comporta melhor do que o mínimo necessário.
- Se diz a frase ’Você é meu convidado’, quer dizer que vai pagar a conta. Outra maneira de dizer seria: ’O que acha de irmos a um restaurante?’. Neste caso, cada um paga a sua parte. Só se uma das pessoas se oferecer para pagar tudo, aí sim, a outra pode aceitar.
- Nunca visite alguém sem avisar antes. Se alguém chega em sua casa sem prévio aviso, é porque não se importa que o receba vestindo as roupas que usa quando está sozinho. Uma dama britânica disse uma vez que, se chegam visitas inesperadas a sua casa, ela rapidamente pega o chapéu e o guarda-chuva. Caso a pessoa que acaba de chegar for do seu agrado, ela diz: ’Ah, que bom, eu também acabei de chegar!’. Mas se a visita é de alguém inoportuno, ela diz: ’É uma pena que eu preciso sair’.
- Nunca deixe seu smartphone sobre a mesa em lugares públicos. Do contrário, estará mostrando a importância que aquele aparelho tem em sua vida e o pouco que se interessa pelo o que acontece ao seu redor. Além disso, seu interlocutor pode entender que está só esperando o momento preciso para verificar o seu perfil no Instagram (por exemplo), para atender uma ligação, enfim, para terminar aquela conversa, que não é interessante para si. Isso depõe contra si.
- Nunca, nunca convide alguém para um jantar romântico se depois for falar com ela só por mensagens de texto. Nunca.
- O homem não precisa carregar a bolsa da mulher. E o homem só precisa carregar o casaco da mulher para deixá-lo na chapelaria ou no guarda-roupas.
- Se está passeando com alguém e ele ou ela cumprimenta uma pessoa que você não conhece, deve fazer o mesmo.
- Muitos pensam que sushi só pode ser consumido com os palitinhos chamados de hashi. Mas isso nem sempre é regra. Caso se sinta mais confortável, solicite os talheres com os quais está acostumado.
- Calçados devem estar SEMPRE limpos.
- Não tenha conversas vazias por telefone. Por outro lado, se precisa falar sobre algo muito sério, o melhor é encontrar-se pessoalmente, ou fazer uma chamada com vídeo em um lugar privado.
- Se o ofenderam, não vale a pena responder com um palavrão ou com um gesto agressivo, muito menos levantar a mão a quem o ofende. Não se rebaixe ao mesmo nível. Sorria e, cordialmente, retire-se da presença da pessoa.
- Segundo a tradição, ao andar pela rua, o homem deve ficar ao lado esquerdo da mulher.
- Os motoristas não podem esquecer que molhar os pedestres ao passar com o carro em uma poça d’água é a pior de todas as faltas de respeito.
- Se não tem intimidade com seu interlocutor, não é prudente falar sobre: idade, riqueza, problemas domésticos, religião, política, relações amorosas, presentes e procedimentos médicos.
- Ao chegar ao cinema, teatro ou show, a forma correta de chegar aos lugares reservados é ficando de frente com que está sentado.
- Um homem nunca deve tocar numa mulher sem seu consentimento, nem segurar sua mão, nem se aproximar demais durante uma conversa. Não se deve segurá-la pelo braço, a não ser, é claro, se precisar ajudá-la a subir em um meio de transporte ou em outra situação parecida.
- Se alguém tenta dirigir-se a si de maneira inadequada, usando algo como ’Ei, tu’, não vale a pena atendê-lo. Também não vale a pena querer educar os outros, muito menos num encontro breve. O melhor é dar o exemplo.
- A regra de ouro para usar perfumes é a moderação. Se, ao cair da tarde, ainda sente o aroma do seu perfume, deve saber que as outras pessoas tiveram que aguentá-lo. E certamente não gostam tanto disso quanto você.
- Um homem educado nunca deixará de tratar uma mulher com o devido respeito.
- Na presença de outras pessoas, só fume se todos afirmarem que não se incomodam. Aliás, se possível, não fume nunca mais.
- Seja quem for, ao entrar em um recinto, cumprimente primeiro.
- Permita que as mensagens pessoais continuem sendo pessoais: pais não devem ler a correspondência dos filhos, nem o marido, a correspondência da esposa, e assim sucessivamente. Ler mensagens alheias é uma grande intromissão no espaço pessoal do outro.
- Não seja uma vítima da moda. É melhor sentir-se bem, ainda que não esteja usando o último lançamento das passarelas. Moda sem estilo nem propriedade não vale de nada.
- Depois pedir perdão e de ser perdoado, não vale a pena voltar ao assunto e pedir perdão de novo. Não repetir o erro é suficiente.
- Rir exageradamente, falar muito alto e encarar as pessoas podem ser interpretados como atitudes ofensivas.
- Não esqueça de agradecer os seus amigos, familiares e pessoas próximas. Agradeça-os, por exemplo, por suas boas acções e pela disposição que eles demonstram para lhe ajudar. Expressar gratidão é um ato de pessoas educadas e sensíveis.
Para finalizar, deixamos as palavras do icónico ator norte-americano Jack Nicholson:
«Eu presto muita atenção às regras de etiqueta. Não gritar de um cómodo para outro. Não abrir uma porta sem bater antes. Deixar as mulheres passarem primeiro. O objectivo destas regras é muito simples: melhorar nossa vida. Não podemos viver em um estado crónico de guerra contra todos, isso é muito estúpido. Estou sempre atento às minhas atitudes. Isso não é um mito. É uma questão de respeito mútuo que todos compreendem».