Estes bolinhos dos santos não podem faltar na sua mesa no dia de todos os santos. Ficam uma delícia e são fáceis de fazer.
Em Portugal, especialmente na zona centro e estremadura, no 1º de novembro ou dia de Todos-os-Santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o pão-por-deus (ou o bolinho) de porta em porta.
As crianças quando pedem o pão-por-deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, tremoços amêndoas, ou castanhas que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas.
É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro.
Em algumas povoações chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’ ou ‘Dia do Bolinho’.
Os bolinhos típicos são especialmente confecionados para este dia, sendo à base de farinha e erva doce com mel (noutros locais leva batata doce e abóbora) e frutos secos como passas e nozes. São vários os versos para pedir o pão por deus:
Pão, pão por deus à mangarola,
encham-me o saco,
e vou-me embora.
Tenho um saco à gringola,
se mo encherem vou-me embora!
Pão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus.
Truz! Truz! Truz!
A senhora que está lá dentro
Assentada num banquinho
Faz favor de s’alevantar
Para vir dar um tostãozinho.
Ingredientes:
- 1 kg de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 15 gr de fermento fresco
- 5 ovos
- 500 gr de açúcar (usei amarelo)
- 600 gr de batata branca cozida
- água morna q.b.
- canela e erva doce em pó q.b. (usei 1 colher de sopa de cada)
- frutos secos a gosto (passas, nozes, pinhões, etc)
- leite (se necessário)
- raspa de 3 limões
Preparação:
- Misture a farinha, o açúcar, a raspa dos limões, a canela e a erva doce.
- Faça uma cavidade no centro e deite aí o fermento, previamente desfeito em água morna(usei 1/2 chávena) com 1 pitada de sal.
- Junte a batata bem passada(sem grumos) e adicione os ovos(um a um), amassando bem.
- Acrescente depois os frutos secos(previamente envolvidos em farinha). No caso de a massa ficar muito seca, junte um pouco de leite, se ficar mole, junte farinha.
- A massa ficou uniforme, mas um pouco pegajosa. Como não sabia o ponto preferi não arriscar a colocar muita farinha e obter uns bolos pesados.
- Deixe a massa repousar num local ameno até estar lêveda(aumentar de volume).
- Liguei o forno à temperatura de 50º C. depois de aquecido, desliguei-o, coloquei o recipiente da massa envolvido e bem coberto com uma toalha e deixei-o lá estar toda a noite.
- Passe as mãos por farinha e tenda bolinhas( aproximadamente 7cm de diâmetro) para um tabuleiro polvilhado(untei também, pois a primeira fornada pegou-se ao tabuleiro), deixando espaço entre cada bolinho, para que cresçam.
- Leve a cozer em forno quente (cerca de 200ºC). Cada fornada leva cerca de 10 minutos.
Fonte com todos os direitos reservados: aromadecaf.blogspot.com