publicidade
Receita dos bolos guardanapos, são tão bons que se “limpam” num instante.
Ingredientes:
- Massa:
- 6 ovos
- 200 g de açúcar
- 160 g de farinha
- 2 colher de sobremesa de fermento
- Creme Pasteleiro:
- 1/2 litro de leite
- 2 ovos
- 60g de açúcar
- 1 colher de sopa açúcar baunilhado
- 30-35g de farinha (ou amido de milho)
Como fazer:
Massa:
- Bata os ovos com o açúcar até obter um creme claro e espumoso.
- Acrescente a farinha e o fermento e misture bem.
- Forre dois tabuleiros (divida a massa pelos dois ou faça duas vezes metade da receita) de 30x24cm com papel vegetal untado com margarina e disponha a massa sobre ele, alisando-a para formar uma camada fina.
- Leve a cozer, na grelha central do forno, durante 8-12 minutos, aproximadamente, a 150ºC, cada tabuleiro.
- Depois de cozido retire do forno e desenforme sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar, retire o papel vegetal com muito cuidado.
- Agora há duas formas de fazer os guardanapos e as tortinhas, escolha a que lhe der mais jeito:
- 1: Barre a massa com o creme de pasteleiro, pouco, e alise-o bem com uma faca ou espátula. Em seguida corte a massa em quadrados iguais e perfeitos (atenção que se não ficarem mesmo quadrados os guardanapos não ficam iguais aos de compra). Para fazer os guardanapos dobre o quadrado de massa formando um triângulo. Para fazer as tortinhas basta enrolar o quadrado de massa. Polvilhe com açúcar.
- 2: Corte a massa em quadrados iguais e perfeitos (atenção que se não ficarem mesmo quadrados os guardanapos não ficam iguais aos de compra). Barre a massa com o creme de pasteleiro, pouco, e alise-o bem com uma faca ou espátula. Para fazer os guardanapos dobre o quadrado de massa formando um triângulo. Para fazer as tortinhas basta enrolar o quadrado de massa. Polvilhe com açúcar.
Creme Pasteleiro:
- Aqueça o leite com o açúcar baunilhado (reserve um pouquinho de leite).
- Bata os ovos com o açúcar até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada.
- Junte a farinha, em chuva, e o leite que reservou, mexa bem.
- Acrescente o leite quente sem parar de bater.
- Leve este preparo ao lume até engrossar, sem parar de mexer.
- Quando obter um creme grosso e homogéneo retire do lume e bata um pouco com a batedeira eléctrica para ficar um creme mais leve e fofo.
- Coloque num recipiente tapado com película aderente em contacto com o creme, isto é, mesmo pousado em cima do creme para não ganhar aquela camada superficial grossa.
- Deixar arrefecer.