Fazer o próprio móvel pode parecer coisa do século passado, mas a verdade é que isso nos permite criar algo original e ficar orgulhosos do que fizemos com nossas próprias mãos.

Uma mãe e uma filha de Tallahassee, EUA, são a prova de que fazer nossos próprios móveis não precisa ser complicado. Segundo elas, o projecto a seguir levou apenas três dias e custou a elas menos de 20 euros.

O ponto de partida do projecto foi um pedaço de tronco oco que encontraram a beira de uma praia depois de uma tempestade. Se isso despertou o seu interesse, pode procurar troncos em serralharias ou lojas de madeira bruta, ou esperar a próxima tempestade. 😉

 

Em primeiro lugar, retire completamente a casca do tronco usando um martelo e um formão.

O tronco não estava completamente oco, então elas tiveram que retirar madeira do outro lado. No entanto, não foi complicado porque ela já estava apodrecida.

Em seguida, cortaram as duas extremidades do tronco com uma serra para deixá-lo bem recto. Como guia, elas usaram uma fita adesiva.

Finalmente, lixaram toda a superfície da madeira.

Por recomendação, pintaram todo o tronco de dourado.

Para dar o efeito especial, que por enquanto manteremos em segredo, elas selaram a abertura de um dos lados do tronco com resina epóxi. Para isso, cobriram o buraco com um pedaço de plástico auto-adesivo e usaram fita adesiva para lacrar a borda.

Em seguida, viraram o tronco e colocaram resina também do outro lado. Quando a resina secou, retiraram o plástico.

Diferente do vidro ou do plástico, a resina se adapta perfeitamente ao contorno do buraco.

O passo seguinte foi utilizar um tubo de PVC, cujo diâmetro encaixasse perfeitamente no buraco da árvore. Além disso, o diâmetro era perfeito para introduzir o tubo de piscina no seu interior. Finalmente, cortaram o cano e o tubo ao comprimento do tronco.

A seguir, passaram uma lâmpada com fio por dentro dos tubos.

Elas introduziram primeiro a lâmpada e depois os tubos dentro do tronco. Além disso, colocaram três tiras de madeira ao redor da abertura. Elas serviram como pés de apoio. Depois, colocaram outro pequeno pedaço de madeira para que o cano não escorregasse.

É assim que se transforma um tronco de árvore em uma mesinha iluminada! A lâmpada muda de cor graças a um controle remoto.

Todas as instruções, além do efeito de luz, podem ser vistos no vídeo abaixo (em inglês):

Mais Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.