Curiosidades sobre alimentos: a alimentos que não se estragam!

Normalmente a maiorias das pessoas assim que os alimentos passam a data de validade deitam-nas fora.

No entanto em certos alimentos não os deve deitar fora, há alimentos que depois de passarem a data de validade eles continuam em condições de serem consumidos.

As datas que os produtores colocam nas embalagens indicam apenas o período em que o alimento retém todas as suas propriedades, mas não significa que ele não possa ser consumido a partir daquela data.

1. Mel

O mel tem feito parte da dieta humana por muito tempo. Os arqueólogos até encontraram mel ainda comestível nas pirâmides dos antigos egípcios. Mel envelhecido tende a cristalizar, mas isso não significa que ele não possa ser aquecido, misturado e saboreado.

Mas se quer garantir a durabilidade do seu mel, não deixe que farelo de pão ou manteiga entrem em contato com ele.

2. Manteiga clarificada (Ghi)

Por causa do seu baixo teor de proteína e água, a manteiga clarificada tem uma durabilidade muito maior do que a manteiga comum.

3. Sal

Seja em sua forma mais comum como sal de mesa, sal marinho ou sal grosso, esse tempero é basicamente indestrutível. Mantê-lo seco e coberto vai evitar que ele fique encaroçado, mas, mesmo que fique, isso não afeta o seu sabor.

4. Água

A validade nas garrafas de água tem mais a ver com a garrafa em si do que com o líquido. Com o tempo, os plastificantes na garrafa vão se dissolver na água, deixando-a impura. Então é sempre bom prestar atenção nessas datas. Mas se armazenar a sua água em um vidro bem fechado em um local frio e escuro, ela não se estraga.

5. Amido de milho

O amido de milho é usado para muitas coisas na culinária, especialmente para engrossar molhos. Quando armazenado de maneira correta, ele não estraga nunca.

6. Massa e macarrão

Massa em geral geralmente duram para sempre, excepto quando são feitos de farinha integral.

7. Arroz

Arroz branco, tipo Basmati, tem uma durabilidade infinita, mas o arroz integral e os de grãos longos são perecíveis devido ao seu alto teor de gordura.

8. Comida enlatada

Com o passar do tempo, o conteúdo pode mudar de consistência, cor e até sabor, mas as comidas enlatadas nunca estragam realmente. No entanto, se a lata estiver danificada, essa durabilidade já não é garantida.

9. Vinagre de vinho branco

Quando armazenado propriamente, o vinagre de vinho branco destilado pode ser usado em saladas, como produto de limpeza e até como desodorizador natural por muito tempo.

10. Calda tipo Maple

Semelhante ao mel, a calda maple quase nunca estraga, devido ao seu teor de açúcar extremamente alto. Se ela ficar empedrada, simplesmente mergulhe o vidro em água morna para que ela volte ao seu estado líquido.

11. Açúcar

As bactérias não podem se nutrir com açúcar, então elas não se acumulam ali. Isso basicamente faz esse produto durar para sempre. Quer seja mascavo, de confeiteiro, dextrose, etc., não tem que se preocupar se ele vai estragar.

12. Bebidas destiladas

Mesmo depois das garrafas terem sido abertas, as bebidas destiladas nunca estragam, e podem até manter o seu aroma por muito tempo. Então, não tenha pressa de acabar com a garrafa de vodka, rum, tequila e afins!

Partilhar:

Mais Dicas:

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Inserir nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana

Partilhar: