Dicas essenciais para criar uma horta medicinal em casa.

Ter uma horta medicinal é muito vantajoso para a nossa saúde, principalmente que gosta de medicina e tratamentos naturais.

Para ajudar a criar a sua horta medicinal em casa, apresentamos algumas dicas essenciais para quem é novo neste assunto.

Escolha das plantas

Antes de começar a sua horta medicinal, escolha as plantas que irá cultivar. Pesquise sobre as propriedades medicinais de cada uma delas para saber se vão ser úteis na sua rotina. Além disso, se for plantá-las no mesmo vaso, confira se elas podem ficar juntas, recebendo a mesma quantidade de luz e água. Algumas boas plantas medicinais para cultivar na sua horta são:

Salsinha: tem ácido fólico, vitamina C, vitamina A, é diurética e antioxidantes anti-inflamatórios e antivirais.
Manjericão: previne gripes e resfriados, alivia tosse, tem antioxidantes, trata problemas de estomago, de pele, aumenta a energia e é antisséptico.
Boldo: estimula o sistema digestivo, o apetite e reduz a acidez estomacal.
Hortelã: trata problemas de estomago, é analgésica, anti-inflamatória, dá energia, ajuda a tratar problemas respiratórios, fortalece a imunidade, melhora a circulação, alivia dores musculares.
Alecrim: melhora o sistema nervoso, digestivo, é antioxidante, alivia o stress, ansiedade e as dores da artrite.
Arruda: é antitérmica, alivia dor de ouvido e estimula a menstruação.
Alfavaca: auxilia na manutenção do sistema cardiovascular, é antioxidante, ajuda no controle da glicose no sangue, é anti-inflamatória, protege o cérebro, acelera a cicatrização.

Escolha o local adequado para a plantação

Para montar a horta medicinal, escolha um lugar da casa que pegue muita claridade o dia todo, e luz do sol ao menos algumas horas do dia. O sol é essencial para as plantas se desenvolverem. Pode ser na varanda, no quintal ou mesmo dentro de casa, perto de uma janela que possa ficar aberta por algumas horas.

Plante no quintal ou em vasos

Se tiver um quintal, pode escolher plantar sua horta medicinal no solo mesmo, organizando o espaço com uma boa terra e deixando um espaçamento de uns 30 centímetros entre cada plantinha.

Mas, se não tiver quintal, pode fazer o plantação em vasos individuais para cada planta ou jardineiras que sejam grandes o bastante para deixar um espaçamento entre cada planta e permitir que todas elas cresçam bem.

A terra pode ser comprada, daquelas próprias para o plantas gerais de qualquer espécie de planta, pois esse tipo já vem com nutrientes e é leve, facilitando o enraizamento das plantas.

Faça regas periódicas

As plantas medicinais gostam de um solo sempre humedecido, mantenha regas periódicas. Cuidado para não molhar demais, senão as raízes apodrecem. Se for plantar em vasos, lembre-se que eles precisam ser furos em baixo para escoar o excesso de água.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e necessita de orientação médica antes de fazer uso de qualquer substância, mesmo que seja natural.


Mais Dicas:

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Inserir nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

579,704FãsGosto
11,863SeguidoresSeguir
275,536SeguidoresSeguir
105SubscritoresSubscrever

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana

Bolo de limão super fofinho prepara-se em 5 minutos

0
Este bolo de limão é muito fácil e rápido de fazer. Ingredientes: 2 limões inteiros ...

Bolo de mel café e canela