publicidade
Fica tão bom este folar de Valpaços que vai ser difícil resistir a mais uma fatia.
Ingredientes:
- 500 g de farinha de trigo T65
- 6 ovos + 1 gema
- 175g de gorduras ( 75g de manteiga, 50 g de banha, 50 g de azeite)
- 50 ml de água tépida
- 5 g de sal
- 4,2 g de fermento de padeiro seco (1 saqueta)
- 1/2 salpição
- 1 chouriço de carne
- 150 g de presunto
- 1/2 frango assado desfiado (não usei)
- salsa picada
Preparação:
- Colocar os ovos inteiros (com a casca) dentro de uma tigela com água morna, durante 5 minutos.
- Derreter as gorduras, sem deixar ferver, apenas o suficiente para que se tornem liquidas.
- Peneirar a farinha para dentro de um alguidar e misturar com o sal. Abrir uma cova ao centro.
- Desfazer o fermento com a água morna, deitar na cova da farinha e envolver um pouco de farinha, puxando das laterais, mas mantendo a cova ao centro.
- Alguns minutos depois abrir os ovos (um de cada vez) para dentro da cova e envolver na farinha, trabalhando-a a partir do centro, com um garfo ou colher.
- Seguidamente juntar as gorduras e continuar a trabalhar a massa até que toda a farinha seja absorvida.
- Bater bem a massa com as duas mãos até que esta se desprenda do alguidar.
- Polvilhar com um pouco de farinha e deixar levedar 2 horas dentro do alguidar, envolto numa manta, num local aquecido (recomendo o interior do forno pré-aquecido de forma a ficar morno). Está levedada quando atingir o dobro do volume e o seu interior estiver com um aspeto rendado.
- Verter sobre uma superfície enfarinhada e dividir em 3 (ou 4) porções.
- Untar com banha (ou azeite) um tabuleiro (ou forma ). Forrar com uma camada de massa. Dispor as carnes e salsa picada. Cobrir com outra porção de massa e repetir o processo, sendo a ultima camada de massa.
- Deixar levedar novamente em local aquecido, até se notar a formação de bolhinhas à superfície (30 minutos a 1 hora).
- Pincelar com a gema de ovo desfeita num golo de leite.
- Levar ao forno, pré-aquecido a 200º, durante 40 a 45 minutos.
- Testar com uma faca, para ver se está cozido.
Fonte original com todos os direitos reservados: https://tentacoesobreamesa.blogspot.com
Deve ser deliciosa. Estou tentada a fazê-la no almoço de Páscoa.