Mantenha o piso de casa sempre a brilhar com estas receitas caseiras

publicidade

Se é do tipo que não suporta um piso sujo, certamente vai querer saber quais os segredos para mante-lo sempre a brilhar.

Quando ele ainda apresenta aparência encardida, qualquer solução é válida.

Neste sentido, sabia que existe uma fórmula caseira que vai acabar com a aparência encardida do piso, deixando ele como novo?

Caso a resposta seja negativa, está na hora de aprender esta receita caseira e eficaz.

É importante deixar claro que a utilização de certos produtos industrializados disponíveis no mercado, caso não sejam os correctos para determinado tipo de piso, pode danificá-lo ainda mais.

Veja estas receitas caseiras

Certos ingredientes disponíveis em casa, quando misturados com outros e aplicados da maneira correta, podem ganhar inacreditáveis poderes de limpeza. É importante utilizar equipamento de protecção, como luvas de borracha, para evitar qualquer tipo de alergia na pele.

A partir de agora, vai conhecer três receitas para desencardir o piso de casa:

Receita 1

Nesta primeira receita vai apostar no poder do vinagre de álcool branco e da água morna. É importante usar a água em temperatura mais elevada, já que ela “intensifica o poder de limpeza”.

Ingredientes:

  • 4 litros de água morna;
  • 250 ml de vinagre de álcool branco;
  • 1 colher sopa de detergente neutro.

Modo de utilização

Pegue num balde de plástico e misture todos os ingredientes. Para aplicar, vai precisar de um pano de chão. Humedeça o pano e passe em todo o piso. Logo a seguir passe o pano bem torcido para tirar o excesso de vinagre e detergente.

A limpeza do piso é finalizada com a terceira fase. Para executá-la vai precisar apenas de um balde com um pouco de água. Basta humedecer o pano e passar por toda a superfície onde a limpeza foi feita.

Se preferir, pode deixar o piso secar naturalmente ou então passando outro pano de chão seco em toda a superfície.

Receita 2

Esta receita é bem fácil de fazer. Porém, pode não ter alguns dos ingredientes indicados em casa. No entanto, eles podem ser encontrados no supermercado.

Ingredientes

  • Detergente branqueador para roupas;
  • Pasta de bicarbonato de sódio tipo mousse;
  • Um pouco de água.

Modo de utilização

Para preparar a solução para desencardir o piso branco, vai precisar de um recipiente pequeno. Nele vai misturar o detergente branqueador e a pasta de bicarbonato em quantidades iguais. Coloque um pouco de água para que a mistura se transforme numa pasta.

Ao usar, vai pegar numa quantidade da mistura e aplicar directamente no piso que está querendo desencardir. Pode incluir as juntas entre um piso e outro na aplicação da solução de limpeza. Espere 10 minutos antes de iniciar a remoção.

Para espalhar melhor pode usar uma vassoura ou até uma escova. Para remover o produto, vai precisar de um balde com água e um pano limpo. Vá humedecendo o pano na água e passando por toda a superfície.

Ah! Uma dica adicional é utilizar o detergente branqueador com o detergente que usa para limpar pisos e azulejos. Não use o sabão em pó, já que ele pode deixar o piso ainda mais amarelo.

Esta receita pode ser usada para remover e clarear manchas em azulejos, pisos de cerâmicas, entre outros.

Receita 3

Para preparar a próxima receita, os ingredientes utilizados são facilmente encontrados em casa. Desta forma, é só prestar atenção na quantidade que ira utilizar de cada um deles e fazer a aplicação. Lembre-se de usar luvas.

Ingredientes

  • Meia chávena de água;
  • Meia chávena de água oxigenada;
  • 4 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio.

Modo de utilização

Com ajuda de um recipiente, misture todos os ingredientes indicados na receita. Depois disso, vai precisar de um borrifador. O equipamento vai facilitar a aplicação, principalmente se o revestimento estiver na vertical.

Borrife a mistura directamente sobre a área que quer desencardir. Deixe agir por 10 ou 15 minutos. Passado esse tempo, lave o piso com água e uma esponja. Ela retira as manchas mais difíceis, até mesmo manchas escuras de mofo nas juntas.

Receita 4

Ingredientes

  • Meia chávena de vinagre branco;
  • Meia chávena de bicarbonato de sódio.

Modo de utilização

Com ajuda de um recipiente, misture o vinagre branco com o bicarbonato de sódio. Assim que o bicarbonato estiver diluído, coloque em um borrifador. O passo seguinte é aplicar directamente na superfície. Deixe agir por 10 minutos.

Assim que passarem os 10 minutos, vai usar uma esponja ou vassoura, com um pouco de água. Normalmente a mistura começar a ficar efervescente nas juntas ou nas regiões com mais gordura. Mas isso é normal.

“Para manchas ou juntas encardias, pode aplicar o vinagre puro e esfregar. Outra forma é colocar um pouco de bicarbonato de sódio e vinagre, deixe agir por alguns segundo, esfregue com uma escova e limpe todo o resíduo”.

É importante lembrar que nas receitas indicadas existem contra-indicações. “Estas receitas são indicadas para piso cerâmico, madeira encerada e piso laminado. Evite usar em madeira envernizada e nunca use em pedra, como mármore, ardósia ou granito. Elas são porosas e podem manchar”.

Mais Dicas:

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Inserir nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana