Plantas medicinais para teres em casa


O uso terapêutico das plantas existe há milénios. Hoje em dia conhecem-se cerca de 50 mil espécies medicinais. Com o tempo e graças ao aprofundamento nos conhecimentos da botânica e da farmacologia, foi possível conhecer os diferentes efeitos dessas plantas.

Plantas:

LAVANDA: MELHORA A QUALIDADE DO SONO

Com capacidade sedativo, a planta é capaz de diminuir a actividade motora do organismo. Dessa forma, proporciona um sono mais longo e reparador, além de diminuir a irritabilidade e o stress. É uma das plantas medicinais mais utilizadas no mundo. A lavanda tem ainda outro efeito. Diz a farmacêutica María Tránsito Lopez, uma das autoras do livro Plantas Medicinais em Casa: “Ela é utilizada desde a Antiguidade, tanto por suas propriedades medicinais quanto pelo seu aroma agradável e capaz de repelir insectos.”

BOLDO: AJUDA NA DIGESTÃO DOS ALIMENTOS

Protector do fígado, o boldo age de forma a aumentar a produção de bílis. É recomendado em casos de mau funcionamento da vesícula biliar. Dessa forma, ajuda na digestão dos alimentos, sobretudo no caso de digestões lentas e difíceis — aquelas que dão a sensação peso no estômago pesado e sabor amargo na boca.

PASSIFLORA: CONTROLA O STRESS

Age como relaxante muscular e pode ser grande aliado no combate da ansiedade. Também é útil contra a insónia, promovendo o sono de forma natural e evitando cãibras nocturnas. A passiflora também tem poder contra a irritabilidade relacionada à TPM e à menopausa.

CAMOMILA: FACILITA A DIGESTÃO

Alivia dores abdominais e espasmos gastro-intestinais. Pode ajudar a controlar vómitos, náuseas e diarreias. Além disso, a camomila é uma planta sedativo, capaz de aliviar dores associadas à menstruação. Também é grande aliada de pais e mães que querem estimular o sono de bebés e crianças.

VERBENA: COMBATE A ANSIEDADE

É um sedativo natural. Sua principal propriedade é no combate à ansiedade. Também pode ser utilizada contra enxaqueca de origem nervosa ou associada ao ciclo menstrual. Compostos preparados com a planta (óleos essenciais) amenizam a dor de queimaduras leves.

EUCALIPTO: ALIVIA A RESPIRAÇÃO

Suas folhas, secas ou frescas, possuem propriedades expectorantes que agem nas vias respiratórias. Além disso, o eucalipto é um grande aliado contra catarro, faringite e bronquites. Também pode oferecer bons resultados para aliviar a dor articular e muscular, além de curar feridas.

Faça gosto na nossa página de facebook:


Vai Gostar De Ver: