Remodelações sem obras para fazer na sua cozinha.

Existem várias razões para não querer fazer remodelações extensas na sua cozinha: pode viver num sítio alugado, não ter dinheiro suficiente para o que quer fazer ou simplesmente pode não querer meter-se em trabalhos dessa dimensão.

No entanto, pode fazer pequenas alterações na sua cozinha sem gastar muito e sem precisar de obras. Se está interessado numa mudança de look da sua cozinha rápida e barata, estas dicas do Habitissimo são para si:

Altere painéis de respingo

É natural que na zona do fogão se acumule mais gordura e sujidade, deteriorando os painéis de respingo da sua cozinha. Uma mudança de visual rápida consiste em mudar esses painéis e colocar uns novos, dando um aspeto mais limpo e cuidado ao local. Poderá colocar os novos painéis por cima dos antigos, para poupar ainda mais trabalho. Considere o tipo de material que vai usar para o painel. Tem disponíveis várias opções, como porcelana, vidro ou até mesmo mosaico de vidro. Escolha a opção que mais gosta e desfrute da sua cozinha nova!

Unsplash

Renove apenas a bancada

Outro local da cozinha onde existe bastante desgaste é a bancada, que pode acabar com um aspeto menos agradável devido ao uso. Assim, ao alterar a bancada, estará também a conseguir mudar a cozinha de uma forma subtil, dando-lhe um aspeto mais cuidado e novo. Pode escolher entre vários materiais, como a madeira, o granito ou o aço inoxidável. Tenha em atenção as características de cada material antes de escolher. Por exemplo, a madeira é sensível a riscos, enquanto que o granito é fácil de manter e difícil de riscar. O aço inoxidável é também muito resistente, mas tente escolher um modelo sem brilho, para que os arranhões não se tornem tão visíveis.

Unsplash

Paredes como novas

Quando se pensa em alterações rápidas na decoração, pensamos logo em paredes, e na cozinha não é exceção. Conforme o material de base da parede da cozinha, terá que escolher opções diferentes. No caso do azulejo, terá que limpar tudo a fundo e aplicar tinta própria para este material para ter melhores resultados. Se a parede for em gesso, terá de primeiro aplicar uma capa seladora e só depois a tinta. Quanto a cores, escolha consoante os seus gostos pessoais para conseguir uma cozinha do seu agrado. No entanto, em caso de dúvida, uma aposta segura é sempre o branco. Pode também colocar papel de parede, mas escolha modelos vinílicos,que são resistentes à humidade e são fáceis de limpar, características que são muito úteis nesta divisão.

Unsplash

Mude o piso

Antigamente, precisava de obras extensas para alterar o chão de uma divisão. Nos dias de hoje, existem várias opções de piso que podem ser instaladas por cima dos pisos já existentes, sem que tenha que os remover. Dependendo do material que escolher para o chão, poderá até nem ter de ajustar as portas após a colocação.  Pode escolher um piso laminado (ou uma imitação, como o vinílico), ou cerâmicas de espessura mínima. O linóleo também é uma boa escolha, pois é muito resistente e rápido de colocar. Outra boa escolha pode ser o microcimento, mas este tem um preço mais elevado quando comparado aos outros materiais desta lista.

Unsplash

Dê uma nova vida aos seus móveis

Por vezes, apesar de a cozinha ainda estar em ótimas condições, sentimos uma necessidade de a mudar. Neste caso, uma boa escolha seria pintar os móveis desta divisão e mudar os seus puxadores. Dessa forma, consegue alterar o ambiente sem ter de trocar nada para além de puxadores. Este trabalho pode ser feito por si ou, para melhores resultados, por um profissional. Deverá seguir quatro passos fundamentais: limpar o móvel a fundo, lixá-lo, colocar primário e, por fim, pintar na cor escolhida. No entanto, tenha em atenção que pode haver alguma variação nestes passos dependendo da tinta que escolher. Para escolher a cor, utilize amostras de tinta até decidir qual é o tom que quer na cozinha, e depois é só pintar tudo!

Unsplash

Iluminação e pequenos detalhes

Pode parecer estranho, mas se mudar a iluminação da cozinha, mudará também de forma subtil o aspeto desta sem precisar de obras. Para isso, tente escolher lâmpadas LED, que têm menor consumo. Como precisa de bastante luz na cozinha, coloque algumas fitas de luz ou focos encastrados nas áreas de trabalho, como bancada e fogão. Pense também nos pequenos detalhes que podem alterar o ambiente,como a decoração. Pode mudar torneiras, escolhendo modelos modernos e mais eficientes, mudar as cortinas, criar um cantinho para ter ervas aromáticas…pequenas coisas que não são caras mas que trazem charme e personalidade ao espaço!

Unsplash

Esperamos que estas dicas lhe sejam muito úteis e que com elas consiga mudar o aspeto da sua cozinha. Caso necessite de ajuda profissional, poderá sempre pedir orçamentos no Habitissimo!


Mais Dicas:

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Inserir nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

568,385FãsGosto
11,201SeguidoresSeguir
252,020SeguidoresSeguir
105SubscritoresSubscrever

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana

Promoções

Gearbest Birthday