Sofre de alergias? Aprenda aqui bons conselhos para criar um lar anti-alérgico de forma a prevenir as alergias.
Cuidados no quarto
A cama é um dos ambientes favoritos dos ácaros porque é onde estes organismos encontram um ambiente adequado para sobreviver e se propagar com mais facilidade.
O suor, o calor e as pequenas escamas que se desprendem de nossa pele criam um ambiento ideal para o desenvolvimento das alergias mais comuns.
Para reduzir este risco o melhor é forrar a cama com lençóis 100% algodão, os quais devem ser lavados toda semana, com um ciclo de temperatura elevado (60ºC).
Os travesseiros, edredons ou mantas podem ser lavados a cada 6 meses, mas é conveniente sacudi-los todos os dias e colocá-los em um lugar para ventilar.
Deve-se evitar que os animais de estimação entrem no quarto, já que são portadores de ácaros e o pelo que soltam provoca sensibilidade em pessoas com problemas de alergia.
Cuidados na cozinha
A cozinha requer uma atenção especial porque existe o risco de aparecerem diferentes patógenos no local, além dos ácaros. Esta parte da casa tende a concentrar humidade, calor e restos de alimentos, tornando-a ideal para a proliferação de diferentes espécies.
Para evitar o calor e a humidade é bom cozinhar com as panelas tampadas, já que assim reduz-se o vapor.
Se possível, deverá haver uma forma de ventilar a divisão, para haver troca de ar e redução da condensação que vai se formando pelo acúmulo de várias substâncias.
Depois de lavar os pratos, seque-os antes de guardá-los. Também é importante conservar todos os alimentos em recipientes herméticos, preferencialmente de vidro.
A bancada, o piso, as paredes e o resto das superfícies da cozinha devem ser desinfetadas todos os dias para eliminar bactérias e evitar a invasão de baratas ou formigas.
A casa de banho
Tanto o chuveiro quanto a sanita acumulam humidade que, com o passar dos dias, vai se sujando e formando o local perfeito para o germes.
Para evitar que esta humidade se espalhe para outros espaços da casa, deve-se manter a porta da casa de banho fechada e utilizar tapetes na entrada. Estes tapetes devem ser lavados com regularidade, já que por absorverem água, obviamente também criam ambientes para proliferação de micro-organismos.
Depois de utilizar o banheiro, o melhor é secar muito bem todas as suas superfícies para evitar a aparição de mofo e baratas. Na hora de lavar o ambiente, uma boa opção é utilizar ingredientes naturais como o vinagre e o limão, ao invés de sabões convencionais.
A sala
Esta divisão familiar pode concentrar muito ácaros e micro-organismos quando não é limpo de forma regular para eliminar o pó e outros agentes do ambiente.
O que deve ser levado em consideração para ter um lar anti-alérgico nesta parte da casa:
- O tipo de piso.
- Os tecidos de sofás ou poltronas.
- As cortinas.
- Os animais de estimação.
- Os enfeites.
O piso requer uma limpeza diária porque é onde pode se acumular uma grande quantidade de pó e sujidade.
Os sofás e poltronas podem ser cobertos com capas de algodão para facilitar a lavagem com frequência, ou pode-se utilizar um produto especial para tapeçarias.
Uma boa opção é escolher móveis de couro, pois são mais fáceis de limpar.
Todos os enfeites ou elementos da sala devem ser limpos no mínimo 3 vezes por semana, para eliminar o pó e o pólen.
Os animais de estimação não devem subir nos móveis e, se possível, devem ficar afastados destas áreas da casa. Quando se sofre com frequentes crises alérgicas, o melhor é consultar um médico antes de tomar a decisão de incluir um animal doméstico na família.