Se pensa que o ferro de passar se limita às roupas, está prestes a ter uma surpresa.

Aqui estão outras 9 utilidades domésticas para este electrodoméstico, e nenhuma delas inclui desfazer rugas em tecidos.

1. Usar como fogão

Coloque o ferro com a placa de metal voltada para cima. Coloque numa cesta grande para manter-se firme. Tente colocar o ferro em algo semelhante, para evitar que ele se mova. Aqueça o ferro à temperatura máxima e coloque uma pequena frigideira sobre ele. Agora pode cozinhar como faria num fogão.

2. Lacrar embalagens plásticas

Já comeu meio saco de rebuçados, enrolou o pacote e voltou alguns dias depois para descobrir que os doces haviam ressecado ou melado? A partir de agora, nunca mais! Pode selar as embalagens de doces e garantir que as guloseimas permaneçam frescas. Para fazer isso, simplesmente dobre um pedaço de folha de alumínio sobre a parte aberta da embalagem e passe o ferro à temperatura média por cinco segundos.

3. Remover cera

As manchas de cera não são apenas irritantes, mas também persistentes, quando já secas e endurecidas. Mas, para removê-las sem esforço, tudo o que precisa fazer é colocar uma toalha de papel sobre ela e passar o ferro por cima. O calor faz com que a mancha de cera seca derreta, e pode limpá-la facilmente com a mesma toalha de papel. Este truque também funciona com um secador de cabelo.

4. Plastificar

Para plastificar fotos, desenhos ou qualquer outra coisa impressa em papel, tudo o que tem que fazer é colocar uma lâmina de plástico de cada lado da imagem. Coloque uma folha A4 por cima da imagem e passe-a a ferro à temperatura média durante 1 minuto.

5. Fazer tostas mistas

Para fazer uma tosta mista, dobre uma folha de papel de alumínio sobre a sanduíche ainda fria. Passe a ferro a sanduíche coberto com papel de alumínio, de ambos os lados, durante dois minutos à temperatura mais alta.

6. Bijutarias

Para fazer uma peça de bijutaria, primeiro recorte uma tira circular do meio de uma garrafa PET de 1,5 ou 2L. Encoste os dois lados do anel de plástico durante um minuto no ferro à temperatura média. Agora só precisa cortar a pulseira de plástico num ponto para abri-la e colocá-la no pulso.

7. Retirar marcas de pressão do tapete

Infelizmente, depois de algum tempo, os móveis deixam marcas de pressão em tapetes e carpetes. Mas, graças ao ferro, pode facilmente removê-las e reorganizar os móveis quantas vezes quiser. Basta colocar uma toalha de pano na marca e passar o ferro durante dez segundos à temperatura máxima.

8. Remover adesivos

Já comprou alguma coisa que, não importa o quanto tente, simplesmente não consegue tirar a etiqueta de preço da embalagem? Que irritante! Para remover qualquer tipo de adesivo indesejado, basta colocar sobre ele um pedaço de papel e passar o ferro à temperatura média durante cinco segundos. Agora o adesivo pode ser facilmente removido.

9. Limpar o ferro

Depois de tantas dicas sobre como o ferro pode ser usado, aqui vai uma sobre como limpá-lo depois de todos estes truques! Misture um pouco de pasta de dentes, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e um pouco de vinagre. Mergulhe uma esponja na solução e limpe a placa de metal. Finalmente, seque, o ferro vai parecer como novo!

Quem diria que existem tantas utilidades práticas para este electrodoméstico tão comum? Experimente.

Mais Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.