10 Dicas geniais para começar o seu próprio jardim! Nunca imaginou que fosse tão fácil!


Não tem jardim? Então veja estas ideias geniais para ficar com vontade de começar a criar um, mesmo na sua varanda. Vai logo dar um “ar” diferente a sua casa, e fazê-lo sentir-se bem melhor. E muito mais fácil do que imaginava!

Plante nas frutas

comecar_horta_casa_dicas_1

Isso mesmo! Plantar sementes nas cascas de frutas cítricas é uma ótima forma de garantir a nutrição das mudas com a própria compostagem (decomposição) da fruta, além de ficar lindo! Lembre-se de fazer um furo no fundo para drenagem.

Use filtros de café como tela de proteção

comecar_horta_casa_dicas_2

Coloque filtros de café (melhor ainda se forem usados) no fundo dos vasos. Ele vai tapar o furo de drenagem, mas vai continuar permitindo a saída da água, evitando que a terra escoe com a água e suje o quintal.

Comece a plantação no ovo

comecar_horta_casa_dicas_3

Além de ser uma coisinha linda para a decoração, esses “vasinhos” de casca de ovo natural são óptimas fontes de cálcio para as mudas e podem depois ser enterradas para continuar a plantação no jardim ou num canteiro maior.

Replante as rosas

comecar_horta_casa_dicas_4

Não é porque a flor murchou que a beleza acabou. Se teve a sorte de ganhar um ramo, replante! Uma forma para replantar rosas é enxertá-las em batatas. Separe o caule da flor e espete as pontas inferiores numa batata pequena. Plante/enterre a batata. O caule acabará desenvolvendo raízes novamente com a humidade do tubérculo.

Plante com o vaso

comecar_horta_casa_dicas_5

Para não precisar refazer a jardinagem, plante as sementes/mudas dentro de potes e coloque esses potes como “refil” dentro de outros, enterrados. Assim, pode apenas retirar e/ou substituir o vaso plantado, quando necessário.

Belisque a erva

comecar_horta_casa_dicas_6

Esta é apenas uma dica para estimular o crescimento das ervas e temperos. Beliscar (suavemente) a parte de cima das folhas, principalmente do manjericão, faz a planta reagir com um instinto natural, fazendo com que cresça para se proteger.

Mini estufa

comecar_horta_casa_dicas_7

Garrafas plásticas são óptimas estufas caseiras que podem estimular o crescimento da sua hortinha em casa e fazer as folhas ficarem mais verdes. Corte o topo da garrafa (preservando 3/4 da parte inferior garrafa) e use um pires de apoio.

Plante na rolha

comecar_horta_casa_dicas_8

Outra ideia linda de decoração que faz muito bem para as plantas, especialmente da espécie “Suculenta”. Para quem não sabia, a rolha comum é feita com uma “casca” de árvore.

Dica: cole um íman e use os vasinhos como ímanes de frigorífico!

Canteiro de tijolos

comecar_horta_casa_dicas_9

Para quem não tem uma área própria para plantar, mas tem um terreno plano, uma boa sugestão é montar um canteiro com tijolos, ou melhor ainda se usar blocos como a imagem sugere. Assim, você pode dividir em “seções” as espécies que serão plantadas. Basta apoiá-los em pé, com os furos voltados para cima e encher os espaços com terra.

Adube com cálcio

comecar_horta_casa_dicas_10

O solo absorve muito mais cálcio das cascas de ovo se elas forem moídas. Bata batê-las no liquidificador e espalhar na terra.

Faça gosto na nossa página de facebook:


Vai Gostar De Ver: