12 Truques de limpeza onde o bicarbonato de sódio é essencial

O bicarbonato de sódio não é essencial apenas na cozinha, ele também pode ser um grande aliado na limpeza da casa.

Confere aqui 12 maneiras de usar o bicarbonato de sódio na limpeza de vários objectos:

1. Remover manchas de panelas

Sempre que a receita pede que aumente o fogo, já pensa que isso vai deixar as panelas manchadas? Acredite, o bicarbonato pode acabar com esse impasse. Basta colocar um pouco do pó em uma esponja húmida com detergente e esfregar na área queimada. O mesmo procedimento vale para limpar as peças de inox do fogão. Mas, se mesmo assim a mancha permanecer, misture o bicarbonato com água quente e cubra a panela, ou assadeira, e deixe agir por 10 minutos. Depois de arrefecer, lave a peça com a mistura de detergente e bicarbonato.

2. Limpar paredes  e juntas

As crianças fizeram “obras de arte” na parede do quarto com lápis de cor? Adicione o bicarbonato em uma esponja húmida de água e esfregue de maneira delicada. Para clarear as juntas, misture o pó em água oxigenada e limpe a sujidade com uma escova.

3. Despegar restos de comida

Se tem preguiça de assar uma lasanha bem recheada com bastante molho e queijo pela dificuldade de lavar a assadeira depois, o bicarbonato resolve esse problema. Antes de lavá-la, adicione a mistura de água quente e bicarbonato no interior da travessa. Deixe descansar por alguns minutos. Quando arrefecer, lave normalmente com detergente.

4. Acabar com o chulé

Difícil aguentar o cheiro de chulé? Durante a noite, espalhe o bicarbonato no interior dos sapatos e deixe-os descansar. Na manhã seguinte, retire o que sobrou do pó e limpe os sapatos com um pano seco.

5. Desentupir a pia

O produto acaba com o excesso de gordura e restos de comida que entopem a pia da cozinha. Para isso, deite directamente no ralo uma mistura de 200 ml de vinagre, água e bicarbonato de sódio. Vale fazer as aplicações frequentemente.

6. Lavar as roupas

Para acabar com aquele cheirinho de suor das roupas, faça uma mistura de bicarbonato e pouca água – até formar uma pasta –  e espalhe pela peça, principalmente nas áreas das axilas. Espere alguns minutos e lave normalmente em seguida. Antes de fazer a aplicação em roupas coloridas, faça um teste no verso da roupa para ter certeza que o tecido não mancha.

7. Eliminar o mau cheiro dafrigorífico

Coloque meia xícara de chá de bicarbonato em um pote aberto e guarde-o dentro do frigorífico. Só cuidado para não derrubar o conteúdo quando for pegar algo e renove o pó a cada três meses. O mesmo procedimento pode ser feito em armários e guarda-roupas.

8. Limpar colchões e paredes

Os ácaros estão em toda a parte, incluindo colchão, almofadas, sofás e tapetes. Para limpá-los, espalhe o bicarbonato pela superfície da peça e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, retire o excesso com um aspirador de pó ou escova.

9. Eliminar manchas de café dos utensílios

Retirar as manchas de café, ou do filtro da cafeteira, não é tarefa fácil. Para isso, encha o recipiente com água e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, fervendo por 10 minutos. Depois de arrefecer, lave normalmente.

10. Dar brilho nas torneiras

Para conseguir torneiras, chuveiros brilhantes, aplique o bicarbonato em pano húmido e esfregue nos metais. Finalize a limpeza com um pano seco.

11. Tirar manchas do carpete

Faça uma mistura de bicarbonato de sódio com álcool e, com uma escova, esfregue a solução na área afetada. Enxague com água.

12. Deixe os panos de limpeza branquinhos

Utilize também o bicarbonato para limpar as escovas e panos de limpeza que usou nos itens acima. Deixe-as de molho em uma mistura de água e bicarbonato durante toda a noite. Enxague na manhã seguinte.

Mais Dicas:

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Inserir nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

578,233FãsGosto
11,560SeguidoresSeguir
270,305SeguidoresSeguir
105SubscritoresSubscrever

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana