publicidade
Este maravilhoso pão alentejano é uma deliciosa iguaria da cozinha alentejana.
O pão alentejano é usado em açordas, ensopados, migas, bolos, fatias douradas, ou simplesmente para saborear na companhia do um bom vinho alentejano, aquecido pelas nossas planícies, queijo e uma conversa cheia de boas histórias e sem tempo contado. Para petiscar antes do prato principal com queijos, enchidos, azeitonas e até frutos secos, o pão alentejano é uma das grandes iguarias da gastronomia alentejana.
Ingredientes:
- 1kg de farinha T 65
- 14 g de sal por cada kg de farinha
- 600 ml de água morna
- 2 pacotinhos de fermento fresco para pão
Na impossibilidade de se ter fermento caseiro (guarda-se um pouco da massa da amassadura anterior, para fermentar a amassadura seguinte) pode-se substituir por fermento de padeiro fresco.
Preparação:
- Deitar a farinha num alguidar, fazer uma cova ao meio e colocar o fermento esfarelado dentro do buraco. Desfazer com a farinha. Aos poucos, misture a água morna e o sal, até que a farinha absorva totalmente a água. Misturar tudo até fazer uma bola.
- Amassar, muito bem , a massa tem de “bufar como se diz no Alentejo”, quando começar a formar bolhas de ar, tapa-se com um lençol branco e um cobertor.
- A amassadura deve ser feita num alguidar de barro, que antes de se começar a amassar se escalda com água quente, mantendo deste modo a temperatura da massa.
- Deixe a massa repousar para levedar. Vai aumentar para o dobro. Se estiver muito frio, convém colocar uma fonte de calor na sala onde o pão está a levedar.
- Depois de levedar, é tendido com farinha, para se dar o formato do pão com cabeça.
- Deixa-se em repouso mais 20 minutos para levedar mais um pouco.
- Coze em forno de lenha!
Nota: A quantidade de fermento pode ser aumentada, se quiser um pão mais fofo.
Fotografia com todos os direitos reservados: Novos Rurais