Acidentalmente as roupas podem ficar sujas com tinta, por isso preparamos este artigo, para ficar a saber como tirar tinta de caneta da roupa.

Apesar da disseminação de dispositivos como smartphones, notebooks e tablets e de documentos impressos, as canetas ainda são quase omnipresentes, fazendo-se presentes, por exemplo, nas mãos de crianças, funcionários, estudantes em geral e até em bolsos de camisas.

Há manchas de tintas com base em água, mais fáceis de remover, e com base em óleo, que podem dar mais trabalho, mas não se preocupe, mais abaixo vai poder saber como eliminar essas manchas.

Como tirar tinta de caneta da roupa de forma eficaz

Algumas considerações para facilitar a tarefa; a tinta é mais facilmente retirada quando ainda está fresca. Ao secar, ela adere mais firmemente ao tecido. Por isso, é bom agir tão cedo quanto possível para tentar retirar a mancha.

– De modo geral, ficar esfregando a mancha só vai piorar a situação, espalhando a tinta por uma área de tecido maior.

– Um procedimento inicial que ajuda a lidar com tinta de caneta na roupa, independente de ser de base de água ou de base em óleo, é usar um outro tecido para absorver o excesso de tinta. Papel tende a não ser bom nesta função.

Como tirar manchas de tinta à base de água de roupas

As canetas mais comuns usam tintas com base em água, o que as torna relativamente fáceis de remover, especialmente se o tecido colaborar.

Nos casos de manchas mais discretas, um detergente de boa qualidade pode ser tudo de que se precisa. Em casos de manchas maiores, pode ser útil o uso de um produto para remover tinta à base de água.

A aplicação no local atingido de um produto desses, que pode ser encontrado em lojas especializadas em materiais de desenho, escrita, etc., pode ajudar a fragmentar a mancha, tornando mais simples a lavagem.

Se for usar um produto como o mencionado acima, siga cuidadosamente as instruções escritas na embalagem. Quer use ou não um produto do gênero, coloque a roupa para lavar.

Não se faz necessário aquecer a roupa, basta usar o procedimento normalmente recomendado para lavar a peça em questão.

Depois da lavagem, veja se a mancha foi eliminada. Repita a lavagem quantas vezes for necessário para eliminar a mancha. Apenas depois de eliminada a mancha, a roupa deve ser posta para secar, pois o processo de secagem deixa a mancha mais difícil de remover.

Como tirar mancha de roupa suja de tinta com base em óleo

Tintas baseados em óleo são de uso menos comum que as com base em água, mas estão presentes em instrumentos como marcadores, por exemplo. Manchas do tipo são mais difíceis de remover, mas é possível conseguir isso.

O álcool ajuda a quebrar as ligações das moléculas do óleo que serve de base para essas tintas, o que ajuda a fragmentar a mancha e facilitar a lavagem posterior na máquina. Por isso, recomenda-se o uso de álcool isopropílico. Outro produto que pode ter esse efeito desejado é o laquê aerossol.

Os vapores desses produtos podem causar reações prejudiciais ao corpo — por isso é importante usá-los em um ambiente com arejamento adequado. Outra opção que pode funcionar é o uso de sabão antimicrobiano.

Enfim, qualquer que seja o produto aplicado no local atingido, com ele ainda úmido, coloca-se na máquina a peça de roupa para que ela passe pelo processo normal de lavagem (contudo, para evitar que a tinta atinja outras peças, é melhor lavar em separado a roupa manchada).

Como no caso anterior, ponha a peça para secar apenas depois de verificar que o problema foi adequadamente resolvido.

Demos algumas dicas para aplicar antes da lavagem para aumentar as chances de sucesso na remoção da mancha de caneta. Esperamos que as informações fornecidas sejam úteis para o leitor e que o artigo tenha sido suficientemente claro.

Explicamos também como tirar tinta de caneta da roupa, tanto no caso de tinta com base em água quanto aquelas tintas que usam óleo como base. Costuma sujar muito as roupas com tintas? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião.

Mais Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.