É normal ter esquecimentos, no entanto à fazer na vida que estes correm com maior frequência devido a vários factores. Para prevenir e diminuir a ocorrência de falhas de memória apresentamos um delicioso sumo natural para à base de açafrão e gengibre.

sumo-para-memoria

O funcionamento da memória

A aquisição de informações é processada por vários canais e sons, palavras, conceitos e números são armazenados na memória. Existe a memória que precisamos por curto prazo e aquela que arquivamos por tempo indeterminado. A aquisição e a disponibilização das informações dependem de todos os processos cerebrais que envolvem a pessoa em determinado momento de sua vida.

Esquecer também faz parte do processo de memorização, pois já imaginou se o cérebro tivesse que armazenar absolutamente tudo o que ocorre em durante o dia-a-dia? Acredita-se que o carácter selectivo da memória mantém uma interacção com determinadas fases do sono, em que as informações são reorganizadas e distribuídas de acordo com a necessidade.

Benefícios do sumo da memória

O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, é o ingrediente principal do denominado “sumo da memória”. De acordo com estudos, este tempero possui a capacidade de diminuir bastante o risco de declínio cognitivo e ainda pode prevenir o mal de Alzheimer.

As propriedades do açafrão-da-terra incluem a sua ação anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, antibacteriana, antialérgica e antiespasmódica. Devido às suas propriedades, este alimento é usado na medicina natural para tratar dores crônicas e resfriados em crianças, adultos e idosos.

Além de ser usado como tempero nos pratos do quotidiano, o açafrão-da-terra também pode ser consumido na forma do chamado “sumo da memória”.

No entanto, é importante ressaltar que não existe nenhum medicamento milagroso para fazer com que a memória seja melhor. Para isto, a recomendação é exercitar bastante o cérebro, mantendo a atividade do sistema nervoso central. Algumas dicas para exercitar a memória incluem uma boa noite de sono, a prática regular de exercícios físicos, o estudo de instrumentos musicais, a leitura diária de livros, revistas e jornais e fazer palavras cruzadas, jogos de memória e sudoku.

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de açafrão-da-terra em pó ou 1 colher de sobremesa de açafrão-da-terra fresco picado;
  • 2 colheres de chá de gengibre picado;
  • 1 colher de chá de cardamomo em pó;
  • 2 colheres de mel;
  • Sumo de 1 limão;
  • 1 copo de água.

Preparação:

Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em seguida.

Fonte: remedio-caseiro.com

Outras Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.