Casa organizada e limpa traz infelicidade, afirma filósofo famoso

É necessário haver o equilíbrio, não apenas na limpeza e organização da casa, mas na vida de modo geral.

São sempre sábias as palavras do filósofo e professor Mário Sergio Cortella, que coloca as pessoas a pensarem sobre o quotidiano e as suas prioridades de vida.

Ele afirma que uma casa muito organizada e limpa traz infelicidade, referindo-se ao excessos, aos extremos que impedem que a vida seja vivida com naturalidade e um pouco de imperfeição.

Casa muito organizada e limpa é sinal de infelicidade?

Todos sabemos que a casa deve manter-se com o mínimo de limpeza e organização. Assim, mantém-se longe as doenças, a sujidade do ambiente e também a sujidade da mente. Isso porque, ao organizar e manter limpo o ambiente em que se vive, está também estimulando a limpeza da sua mente, dos seus pensamentos. Uma constante renovação de si mesmo e das suas ideias.

Entretanto, conforme explica o professor Cortella, “uma casa infeliz é aquela que você entra e está tudo arrumado; é uma casa sem uso. Você vai nà sala, as almofadas estão no lugar, como se a revista Caras fosse entrar para fotografar. Uma casa que não tem nada fora do lugar é uma casa morta”.

E não é mesmo essa a verdade? Se existe uma pessoa, duas, ou uma família de várias pessoas a viver num ambiente, é simplesmente impossível que este ambiente se mantenha em perfeita ordem o tempo todo. E isso é sinal de que existe vida naquela casa! As pessoas andam, comem, deitam-se, fazem atividades, desarrumam.

Depois, antes de todos irem para a cama, vale a pena sim dar uma leve arrumação. Nada que o trabalho em equipa não dê jeito. Enquanto um varre o chão o outro lava a louça e mais outro dá uma limpeza na casa de banho. Assim, tudo volta para o seu lugar, em condições de se usado novamente no dia seguinte.

Mas, quando isso não acontece, quando os pais impedem que os filhos que tirem as almofadas no lugar, tragam cadeiras da cozinha para fazer uma cabana na sala, os impedem de brincar porque vai sujar, eles estão impedindo que a vida, as vivências, a aprendizagem aconteça.

Estão limitando sentimentos e emoções que fazem parte do crescimento saudável.

Por isso, sim, é válido concordar com as palavras do professor: uma casa muito organizada e limpa é uma casa morta. É preciso haver equilíbrio para que haja felicidade. E isso vai se refletir em todos os aspectos da vida.

Assista ao vídeo em que o professor Cortella reflete sobre este tema na íntegra:

 


Mais Dicas:

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Inserir nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

568,301FãsGosto
11,179SeguidoresSeguir
251,563SeguidoresSeguir
105SubscritoresSubscrever

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana

Promoções

Gearbest Birthday