De certeza que grande parte dos donos de casa, agricultores, fazendeiros ou senhorios já tiveram várias vezes de lidar com a presença de ratos.

O ratos são engraçados e fofinhos quando são de estimação e estão dentro de uma gaiola a fazer girar uma rodinha, mas quando estão fazendo a festa no seu armário ou deixando rastros em formatos de bolinhas pretas e fedorentas por onde passam já não têm tanta graça.

Para resolver este problemas podemos optar por uma forma algo dispendiosa como uma desratização ou uma série de ratoeiras ou então pode construir você próprio uma armadilha infalível para estes pequenos.

Vai precisar de:

  • Ripa de madeira de 45cm de comprimento
  • Cabide de arame
  • Garrafa plástica de 2l
  • 3 parafusos
  • 3 arruelas
  • Pregadores ou clipes de papel

Como fazer:

Corte um pedaço de madeira de 6,35 cm.

a

Depois, use um alicate para cortar o arame do cabide em dois pedaços: um de 25,5 cm e outro menor de 12,5 cm.

b

Dobre dois pedaços no formato mostrado abaixo. Dobre o arame maior em um ângulo de 90º com um gancho em uma ponta, e o pedaço menor em um ângulo de 90º com um gancho nas duas pontas.

c

Remova qualquer rótulo da garrafa e marque o ponto de equilíbrio dela. Pode descobrir isso colocando a garrafa deitada em cima de um lápis e ver em que ponto ela fica equilibrada.

d

A mais ou menos 1,30 cm de distância do primeiro ponto, marque um segundo ponto na direcção do gargalo. Marque os mesmos pontos no lado oposto da garrafa.

e

Faça um furo no segundo ponto, atravessando a garrafa.

f

Depois, prenda o pedaço maior de arame no pedaço maior de madeira. O arame deve estar entre a madeira e a arruela. Não aperte o parafuso completamente. Deve conseguir mexer o arame para fazer os ajustes necessários.

g

Espete o pedaço de arame reto através da garrafa. A garrafa não pode tocar na madeira, senão não funciona.

h

Prenda o pedaço menor de arame no pedaço menor de madeira, como na foto abaixo. Novamente, coloque o arame entre a madeira e a arruela, e não aperte o parafuso completamente ainda.

i

Agora pode prender o pedaço pequeno de madeira no pedaço maior em frente à boca da garrafa.

j

Só o que falta é ajustar um pouquinho para ter certeza de que não fique um vão grande entre a madeira e a garrafa. Assim, o rato irá ficar lá dentro sem conseguir fugir.

k

Pode ajustar a garrafa com um pregador ou clipe de papel para que ela não se mova.

l

Um toque de algo doce, como geleia ou mel, no gargalo funciona como uma isca tentadora.

m

Assim que o rato sentir o cheiro do açúcar, ele vai entrar na garrafa…

n

…e não vai conseguir sair. Não se esqueça de verificar a sua armadilha diariamente. Se deixar o bichinho morrer de fome, teve todo este trabalho para nada, afinal, esta é uma ratoeira humanizada e matá-lo não é a nossa intenção. Para soltar a sua presa, apenas desprenda a garrafa do arame e coloque-a no chão (do lado de fora da casa, obviamente).

o

Aqui temos as instruções acima em vídeo (em inglês):

Não disse? Esta ratoeira é a solução perfeita para o homem e a criatura. Não precisa tocar no rato ou ter medo dele te morder, e o bichinho pode viver feliz fora do seu armário.

Mais Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.