Como fritar um ovo sem gordura e saudável

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Muitos associam o ovo ao colesterol elevado, porém, é um grande equívoco, pois até hoje não houve nenhuma pesquisa que conseguisse comprovar essa tese.

O problema do colesterol é recente e começou com o consumo de óleos vegetais, como o de soja, o de milho e, nos dias de hoje, com o pior de todos, o de canola.

Outra coisa: o colesterol não é uma substância que deve ser completamente banida do nosso corpo, pois é essencial à vida é a partir dele que ocorre toda a síntese de hormonas sexuais no corpo.

O problema é o excesso do colesterol ruim.

Voltando ao ovo: na sua composição, encontramos:

  •  Ácidos gordos saturados;
  •  Ácidos gordos insaturados;
  •  20 aminoácidos;
  •  14 minerais;
  •  12 vitaminas.

Entre estas últimas, destacamos as vitaminas A, B12, A, D, E, K e os fosfatos.

Este alimento é muito proteico, tanto que obtemos 20% da nossa necessidade diária de proteína quando consumimos um simples ovo.

  • No ovo há bastante lecitina, óptima para a circulação e para o cérebro.
  • Há também no ovo muita luteína e zeaxantina, substâncias que diminuem a incidência de doenças cardiovasculares, combatem a degeneração macular nos olhos (relacionada com a idade) e previnem as cataratas e a retinose pigmentar, sendo, portanto, óptimas para a saúde dos olhos.

Um estudo de 2008 da Nutricion and Metabolism comprovou que o ovo tem os seguintes benefícios:

  •  Acção anti-Inflamatória (sendo capaz de diminuir a Proteína C Reactiva);
  •  Emagrecimento (como efeito indirecto, pois o ovo aumenta a hormona mais abundante do corpo, adiponectina, antigamente chamado de GBP28);
  •  Aumento do HDL, o colesterol bom;
  •  Diminui os níveis de insulina, funcionando como preventivo dos diabetes.

O melhor ovo é, sem dúvida, o da galinha criada a solta, pois, além de não conter “substâncias”duvidosas” , tem mais nutrientes, chegando a ter 20 vezes mais ómega 3 que o ovo produzido em escala industrial.

E a melhor forma de consumir ovo é cozinhando-o ou fritando na água.

Como assim, “fritando na água”?

Isso mesmo, não precisa de gordura para fritar o ovo.

Em vez de óleos vegetais que pouco a pouco entopem as nossas artérias, como os citados acima, deve usar água.

Veja como é simples:

  • Coloque metade de um dedo de água na frigideira.
  • Quando começar a ferver, quebre o ovo e frite de forma normal.

Além de saudável, o ovo frito em água é muito menos calórico do que o frito na gordura.

Ou seja, com moderação, não vai atrapalhar a dieta de emagrecimento.

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