Cultivar gengibre em casa é muito simples e não requer muitos esforços. O gengibre é uma planta muito fácil de cuidar e, de fato, pode ser cultivada dentro de casa para se ter sempre à mão esse superalimento medicinal.
Como plantar gengibre?
Na hora de comprar gengibre, escolha muito bem os que não apresentarem rugas, aqueles que não estejam moles, nem tenham mofo. O gengibre que vai utilizar deve estar firme e deve ter algum broto de cor verde. Se a raiz tiver vários brotos, eles podem ser cortados e podem ser colocados em diferentes vasos de barro para obter várias plantas.
Para plantar gengibre vai precisar:
- 1 pedaço de rizoma de gengibre.
- 1 vaso de barro ou panela de 40 cm de profundidade e o mais larga possível.
- 1 parte de abono ou de húmus de lombriga.
- 3 partes de terra ecológica.
Como cultivar gengibre, passo a passo:
- Coloque a hidratar a raiz de gengibre em água morna durante toda a noite, para prepará-la para a semeadura.
- Preencha o vaso de barro ou a panela com uma parte de abono ou de húmus de lombriga e três partes de terra ecológica. Tenha em conta que a terra deve estar esponjosa e bem arejada para que possa drenar bem a água.
- Coloque a raiz de gengibre na terra, com o broto apontando para cima, e preencha com uma ou duas polegadas adicionais de terra.
- Humedeça a terra, embora não em excesso. Depois, coloque a panela de gengibre em um lugar quente, mas sem excesso de calor.
- Mantenha a humidade da terra constantemente.
- O melhor é manter o gengibre, durante seu primeiro estágio de desenvolvimento, em uma zona onde receba pouca luz e a uma temperatura de 20 ºC. Ele nunca deve estar exposto a uma temperatura menor do que 10 ºC.
O gengibre é uma planta de crescimento lento que requer de moderadas dose de calor e humidade. Depois de semear deve assegurar de que a terra permaneça ligeiramente húmida e de que a planta esteja em uma temperatura adequada.
Passados 3 ou 4 meses desde que o gengibre começa o seu crescimento, já podem ser colhidas algumas pequenas partes. Para isso, separe um pouco de terra da beira e encontrará os rizomas. Corte a quantidade necessária e cubra de novo com a terra para que continue o seu crescimento.