Descobre o significado das cores na decoração da tua casa


Aprende o significado das cores na decoração da tua casa. Certamente reconheces que o vermelho, por exemplo, dá um ar mais quente enquanto que o verde dá a ideia de ser um espaço mais natural. A seguir vamos explicar o significa de várias cores na decoração da tua casa.

Significado da cor PRETO

preto-branco

O preto é ideal para a zona da casa onde pretendemos provocar uma sensação de profundidade, prespetiva de disposição e ou pequenos detalhes. No entanto, o uso excessivo da cor preta poderá transmitir a ideia de pensamentos negativos, sentimentos tristes entre outros associados. Poderá ser combinada com cores suaves ou mais quentes, como é o exemplo do branco ou, no caso de cor mais quente, o vermelho.

Significado da cor CINZA

cinza

Embora a cor cinza esteja associada a um ambiente triste ou demasiado simples actualmente também pode ser visto como uma cor da moda, que marca a diferença. Junção de preto e branco transmite igualmente uma solução para possíveis conflitos na sua decoração. Convém que não utilize simplesmente o cinza, este deve ser conjugado com outras cores.

Significado da cor BRANCO

branco

Embora a cor branca fique bem em qualquer divisória da casa – use-a bastante, há que ter em conta que se trata igualmente de uma cor de fácil detecção de sujidade, tenha sempre esse fator em mente. Quanto ao seu significado não poderia ser outro: paz e simplicidade. Não se esqueça igualmente de aplicar alguns detalhes na divisória, que independentemente da cor e ou objecto ficará destacado do restante.

Significado da cor VERDE

verde

O verde, por si só, está automaticamente associado à natureza. Tal como a natureza, transmite paz, sossego, saúde e liberdade. O verde claro é, geralmente, utilizado em quartos de criança ou em casas de banho. A conjugação com o azul claro, ou então verde escuro com azul escuro são boas escolhas. Pode ainda usar o verde para pequenos detalhes numa zona onde o preto seja predominante, como o uso de um tapete verde.

Significado da cor AZUL

azul

A cor azul transmite confiança, tranquilidade e paz. Tal como o verde, o azul claro é por norma aplicado nas zonas da casa associadas às crianças ou na casa de banho. O azul escuro transmite a ideia da cor do mar. Não é recomendado o uso em demasia do azul numa divisória da casa, pois poderá tornar-se uma cor depressiva.

Significado da cor ROSA

rosa

Associado às mulheres, por norma é usado no quarto de criança. No entanto também com o significado do amor, poderá ser usado no quarto dos adultos – num casal ou no caso de mulher solteira.

Significado da cor VERMELHO

vermelho

Tal como indicado no início deste artigo, a cor vermelha é – sem dúvida – uma cor quente. Transmite paixão, amor, energia e fogo. Não deverá ser utilizada em demasia mas sim conjugada com outras cores – como o exemplo do preto ou branco.

Significado da cor LARANJA

laranja

O significado desta cor é um pouco semelhante à do vermelho – ver acima – no entanto com significados diferentes: optimismo, criatividade e alegria. É a cor associada à comunicação, logo poderá ser utilizada numa área da casa onde a comunicação seja predominante – como é o caso da sala ou  sala de jantar.

Significado da cor AMARELO

amarelo

O amarelo está associado ao dinheiro, à riqueza e ao poder. Poderá ser uma boa cor a ser utilizada num escritório, por exemplo. Tal como a cor azul, esta transmite confiança. No que diz a estímulos, o amarelo estimula a inteligência, capacidade mental e raciocínio.

 

Estas são apenas algumas cores que poderá utilizar na decoração da sua casa e os respectivos significados. O uso das mesmas em contraste com outra cor poderá ser o melhor resultado, no entanto tudo dependerá do gosto e personalidades de cada pessoa e dos respectivos habitantes da casa.

Faça gosto na nossa página de facebook:


Vai Gostar De Ver: