Podemos tornar o trabalho de limpeza um pouco mais simples e cómodo se tivermos em conta alguns truques de limpeza que vão acelerar este processo com resultados muito bons. Limpar a casa não é exatamente uma actividade agradável, mas é algo necessário, tanto do ponto de vista de saúde como por higiene.

truques_limpeza_eficazes_capa

Se começarmos a olhar para todos os cantos do nosso lar, iremos notar que dia a dia o pó vai se acumulando e algumas coisas, inclusive, começam a se deteriorar como resultado da sujidade e de outras partículas do ambiente.

Chegou a hora de fazer a limpeza geral? Antes de iniciar estas atividades, pode se interessar em conhecer alguns truques que poderiam ser muito úteis.

Você sabia que a melhor forma de limpar o micro-ondas e eliminar todo tipo de bactérias é aquecer um copo de água com vinagre? Os seus vapores vão soltar a gordura e acabarão com os micro-organismos.

Truques de limpeza para a churrasqueira

truques_limpeza_eficazes_1

Se chegou o momento de utilizar a churrasqueira e não está certo de que ela está limpa, cuidado! Não use água e sabão. Este tipo de produto poderia ficar impregnado nela e quando a utilizarmos os alimentos poderão absorver o seu odor e sabor.

Como limpá-la bem? Basta esfregar na churrasqueira uma cebola partida ao meio antes de começar o churrasco. A cebola tem propriedades antissépticas e antivirais que ajudam a eliminar os possíveis micro-organismos e, além disso, deixam um sabor agradável.

Lavar o liquidificador

É muito provável que você desperdice água e sabão tentando deixar impecável o seu liquidificador depois de usá-lo para bater os alimentos. Mas não complique mais. Encha o liquidificador com um pouco de água quente e algumas gotas de detergente, e faça ele funcionar normalmente por alguns segundos. Em seguida só vai precisar de enxaguar com água limpa e já estará pronto.

Micro-ondas

O uso frequente do micro-ondas vai gerar uma camada de gordura e resíduos de alimentos que podem criar um ambiente adequado para as bactérias.

Para assegurar-se de que a limpeza do mesmo foi feita de forma correta e, principalmente, de que todos os micro-organismos foram eliminados, aqueça no micro-ondas, durante 5 minutos, um copo de água com partes iguais de água e vinagre de maçã.

Depois do tempo recomendado, basta deixá-lo repousar durante alguns minutos e, em seguida, passar um pano limpo pelas paredes internas.

O chuveiro

truques_limpeza_eficazes_2

A humidade e o facto de ser uma parte ignorada na hora da limpeza vai dando lugar à formação de uma lama ou óxido no chuveiro que pode ser um sinal da falta de higiene. Se der uma olhada, provavelmente notará que está muito sujo. Se este for o caso, envolva o chuveiro com um saco contendo vinagre e deixe de molho durante uma hora.

Cuidar do colchão

De vez em quando é bom deixar o colchão ao ar livre para eliminar ácaros e algumas bactérias que causam maus odores. No entanto, para termos certeza de que está limpo, coloque um pouco de vodka numa garrafa com spray e borrife por todo o colchão.

Limpar as persianas

Este objeto que cobre as janelas costuma acumular bastante pó e requer uma limpeza regular para não acabar deteriorando-se antes do tempo. Uma forma muito simples de deixá-las como novas é passar nelas uma meia, garantindo que ela chegue às partes mais difíceis.

Eliminar restos de alimentos das panelas

Não utilize nunca produtos com químicos agressivos para desengordurar as panelas. Pela sua saúde e para cuidar do meio ambiente, prepare uma mistura de água com uma boa quantidade de sal e esfregue-a com uma esponja para facilitar a eliminação de gordura.

Lavar o ralador

truques_limpeza_eficazes_3

Depois de ralar queijo é um problema deixar o ralador impecável, já que quase sempre fica algum tipo de resto que, mais tarde, causa maus odores. Para dizer adeus a este problema, limpe-o ralando uma batata, e em seguida, enxaugue com água. Este legume contém ácido oxálico, ingrediente que facilita a eliminação de restos de queijo.

Desinfectar tábuas de madeira

Muitas pessoas acham difícil acreditar, mas o certo é que as tábuas de madeira podem estar até mais sujas do que a casa de banho. Por absorverem humidade e compostos de restos dos alimentos, este utensílio da cozinha cria um ambiente perfeito para o desenvolvimento das bactérias, e poderia inclusive ser a origem de diferentes doenças.

Assegure-se de utilizá-la sempre de forma segura, limpando a tábua com um pouco de sumo de limão ou sal, ou uma pequena quantidade de água oxigenada.

Lavar a banheira

A sua banheira começa a ficar com uma aparência suja e oxidada? Prepare uma mistura de sumo de toranja e sal e utilize-a para fazer a limpeza. Também pode esfregar directamente a toranja para poupar-se do trabalho de extrair o seu sumo.

Outras Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.