publicidade
Nada melhor nesta época do que um delicioso folar de carnes à transmontana cheio de sabor e com a massa bem fofinha.
Esta receita é feita normalmente na época da Páscoa na zona de Trás-os-Montes, e um pouco pelo norte do país.
Ingredientes:
- 1 Kg de farinha
- 30 g de fermento de padeiro
- 12 ovos + ovo para pincelar
- 250 g de manteiga
- 50 g de azeite
- Salpicão a gosto
- Presunto a gosto
- Linguiça a gosto
- Toucinho a gosto
- Sal a gosto
Preparação:
- Desfaz o fermento de padeiro num pouco de água morna, depois de desfeito cria um monte de farinha e faz um buraco no meio, deita lá dentro a água com o fermento, seguido dos ovos (á temperatura ambiente), e amassa tudo muito bem.
- Depois volta a fazer um buraco a acrescenta a manteiga derretida e o azeite e um pouco de sal (não é preciso muito porque as carnes já são um pouco salgadas), e volta a amassar tudo muito bem, se for preciso acrescenta um pouco de água, bate ela bem até que ela não pega no alguidar ou bancada.
Depois polvilha com farinha e deixa ela descansar e levedar pelo menos 1 hora num local quente. - Quando tiver passado o tempo, divide a massa em 3 partes, põe a primeira parte num tabuleiro untado com margarina (ou papel anti-aderente) para ir ao forno, espalma um pouco e dispõe as carnes por cima dessa bola, podes escolher as carnes que quiseres, chouriços, carnes assadas ou até frango já cozido servem bem, depois põe outra parte da massa e repete o processo e por fim põe a ultima parte e molda para fazer uma bola.
- Agora volta a pôr de parte mais 1 hora num sitio quente para levedar mais um pouco.
- Pincela com um ovo batido o topo e lava a cozer em forno quente uns 200C, o folar deve estar pronto em uns 45 minutos.