publicidade
Depois de experimentar esta receita de sericaia doce, tradicional do Alentejo, não vai querer outra coisa.
Fica uma delícia!
Ingredientes
- 1/2 litro leite (retire 2 colheres de sopa para uma taça)
- 200 g açúcar
- 6 ovos
- 1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo
- 1 colher de sopa bem cheia de farinha maizena
- 1 pau de canela
- 1 tira de casca de limão
- canela para polvilhar
- uma pitada de sal
Preparação:
- Coloque o leite (não se esqueça de retirar 2 colheres) num tacho com a casca de limão, o pau de canela e o açúcar, em lume brando, deixe até ferver.
- Separe as gemas das claras e bata as últimas em castelo firme. Reserve.
- Às gemas, junte as 2 colheres de leite e as duas farinhas (misturadas e peneiradas).
- Misture tudo muito bem com a colher de pau até obter uma mistura homogénea e para que não ganhe grumos. A mistura deve ficar completamente lisa.
- Junte então este preparado ao leite que entretanto já ferveu. Misture bem, ligue de novo o lume brando e vá mexendo até engrossar. Normalmente este processo de cozedura demora uns 15 minutos.
- Desligue e vá mexendo para arrefecer um pouco. Depois junte as claras e envolva com a ajuda duma colher de pau. Misture bem. (só deve juntar as claras quando o preparado estiver morno quase frio).
- Por fim, vá colocando às colheradas para um prato fundo de barro (não alise, abane apenas o prato) e polvilhe com bastante canela.
- Leve ao forno a 180º C e quando começar a levantar deve dar uns golpes e deixe cozer 35 minutos.
- Faça o teste do palito, se o centro estiver seco, está pronto.
- Deixe arrefecer e sirva-se.
Fonte original com todos os direitos reservados: António Sousa