publicidade
É fácil de fazer esta torta de cenoura com coco e chocolate, e fica uma verdadeira delícia.
Difícil vai ser resistir à segunda fatia. Experimente e comprove!
Ingredientes:
- 500g de cenoura (pesada descascada e crua)
- 200g de açúcar
- 6 ovos
- 100g de farinha com fermento
- Raspas de uma laranja
- 150gr de natas
- 150g de chocolate para culinária
- Coco ralado q.b.
Preparação:
- Partir a cenoura em pedaços e cozer em água com uma pitada de sal. Depois de cozida escorrer e reduzir a puré. Usei uma varinha mágica. Reservar.
- Partir o chocolate em pedaços e pôr numa taça. Levar, num tachinho, as natas ao lume e quando começar a ferver retirar e verter sobre o chocolate. Com um batedor de varas ir envolvendo até o chocolate derreter e a mistura estar sem grumos e homogénea. Reservar.
- Ligar o forno a 180°C.
- Barrar com manteiga o tabuleiro do forno, forrar com uma folha de papel vegetal e barrar de novo com manteiga. Reservar.
- Numa batedeira bater muito bem (cerca de 10 minutos) os ovos com o açúcar e a raspa de laranja. A mistura tem que ficar tipo espuma, com bastante incorporação de ar. Retirar a taça da batedeira e com a ajuda duma colher de pau e dumas varas envolver cuidadosamente a cenoura e a farinha.
- Verter no tabuleiro, alisar e levar ao forno por 20 minutos.
- Depois de cozido retirar do forno, e imediatamente polvilhar generosamente com coco ralado, cobrir com outra folha de papel vegetal, pôr por cima uma tábua suficientemente larga para tapar o tabuleiro e desenformar sobre ela.
- Retirar a folha de papel que cobria o tabuleiro e que agora está por cima, barrar com o chocolate e polvilhar de novo generosamente com coco.
- Agora, e com a ajuda da folha de papel que está por baixo ir enrolado a torta tendo o cuidado de ir apertando a cada volta. Findo isso reservar e deixar amornar. Depois é só retirar o papel, aparar os topos e passar para uma torteira. A decoração pode ser com coco ralado, pepitas de chocolate ou a gosto.
Uma delícia. Parece muito complicado de fazer mas não é.
Receita da autoria de Luís Duarte