As placas de cerâmica são uma invenção maravilhosa, não só gastam muito menos energia, como também são mais fáceis de limpar.

Existem muitos produtos no mercado para limpar este tipo de fogões, pode-se conseguir o mesmo resultado com produtos que já tem em casa.

Descubra aqui 8 truques eficazes para que a placa de cerâmica do fogão brilhe como nova:

1. Arranhões leves e calcário

Limpe cerâmica logo após cada uso. O melhor é fazer isso quando a placa ainda estiver morna. Isso evita que as manchas antigas, por menores que sejam, continuem queimando. Inclusive, mesmo que a gordura não salte da panela nem nenhum líquido fervente derrame, pequenas partículas de gordura e sujidade sempre se acumulam na superfície do fogão.

Para o cuidado diário, basta um produto limpa vidros e um pano suave. Pode preparar o limpa vidros com 250 ml de água, 250 ml de álcool e 2 colheres de chá de vinagre de maçã. O limão (cortado ao meio ou de garrafa) ajuda a prevenir as incrustações de calcário. Não se esqueça de passar um pano húmido com esta mistura após cada uso.

2. Comida queimada (intensidade normal)

As marcas e as incrustações de comida queimada são eliminadas com um truque muito simples.

Vai precisar de:

  • Vinagre
  • Fermento
  • Detergente
  • Toalha de mão
  1. Espalhe o vinagre uniformemente sobre o fogão e depois polvilhe o fermento (uma boa quantidade).
  2. Molhe a toalha com água quente e estenda-a na placa do fogão.
  3. Deixe agir por vários minutos. Se houver tempo, deixe durante a noite.
  4. Passado esse tempo, pode limpar a sujidade com a toalha com muita facilidade.

3. Queimaduras mais sérias e persistentes

  1. Se os restos queimados forem particularmente difíceis de remover, despeje um pouco de água sobre a placa.
  2. As bordas costumam ser mais elevadas, de modo que a placa geralmente é de 1 a 2 milímetros de espessura. Aqueça esta “pequena poça” e depois deixe arrefecer lentamente.
  3. Finalmente, remova cuidadosamente as áreas queimadas com um raspador para cerâmica.

4. Tratamento intensivo

Esta limpeza profunda consiste em limpar a cerâmica do fogão com uma pastilha de máquina de lavar louça. Esses blocos de sabão trabalham com enzimas que “comem” a gordura e a sujidade, mesmo em baixas temperaturas.

  1. Dissolva a pastilha em um recipiente com algumas gotas de água.
  2. Aplique a pasta resultante nos locais sujos e deixe agir por várias horas.
  3. Para manter a pasta húmida, pode colocar um pano húmido sobre ela.
  4. Finalmente, esfregue a mancha com papel toalha.

5. Arranhões

  1. Riscos finos podem ser polidos com pasta de dente e um pano de algodão.
  2. Esfregue com movimentos circulares sobre o local e verifique o progresso do resultado uma vez ou outra. No entanto, não se deve esperar milagres com este método, uma vez que a cerâmica de vidro é muito resistente. Mas, acima de tudo, com pequenos arranhões, a pasta de dente pode fazer a diferença.
  3. Mais eficaz é a palha de aço com alto grau de finura. Não fique alarmado: palha de aço com uma espessura de “00” e “0000” é especialmente feita para polir o vidro! No entanto, tenha cuidado se as marcas da cozinha não estiverem, como de costume, incrustadas no vidro, mas impressas. Essas marcas podem desaparecer com um polidor ou um produto para dar brilho.

6. Descoloração do metal

Ao longo dos anos, a superfície cerâmica preta vai se descolorindo, ficando mate ou azul metálico. Essa descoloração pode ser por diferentes causas. Por um lado, pelas rachadura finas e arranhões causados por utensílios de cozinha.

Por outro lado, a descoloração pode ser o resultado de gordura queimada. Este caso pode ser combatido com benzina (gasolina branca) ou aguarrás.

  1. Coloque algumas gotas sobre uma toalha de papel e esfregue as manchas vigorosamente.
  2. Certifique-se de que a benzina não entre em contato com as vedações de borracha nas bordas da placa, caso contrário, elas podem ficar danificadas.

7. Selar a placa

A vaselina ou os óleos de bebé são eficazes .

  1. Depois de limpar a cerâmica, aplique um pouco de vaselina em uma toalha de papel e esfregue-a na placa de vitrocerâmica.
  2. Não só ela ficará brilhante, mas também a comida que salta das panelas não queimará tão facilmente sobre ela.

8. Casos específicos

Para terminar, temos dois casos especialmente críticos: se fizer algo com açúcar, deve ter muito cuidado, porque ele pode se caramelizar na placa quente. Se, posteriormente, a temperatura cair abaixo de 200° C, o açúcar se solidificará e se contrairá. Alguns arranhões leves são suficientes para que a placa de vidro se quebre. Portanto, deve remover imediatamente o açúcar líquido com um raspador de cerâmica!

Inclusive, com peças de plástico derretidas deve reagir rapidamente. Se o acidente passou despercebido e o plástico já se fixou, pode aquecer brevemente a placa do fogão com a temperatura mais baixa. Dessa forma, tem boas chances de removê-lo com seu raspador de cerâmica.

Outras Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.