10 Remédios imediatos para usar nas picadas de vespas

As vespas estão entre os insectos menos amados pelas pessoas. Eles não dão mel, perturbam o churrasco em dias de sol e, para piorar, as picadas são muito dolorosas. 

De repente, uma vespa cai no prato do bolo ou na manga de uma camisa e coloca em acção seu ferrão venenoso. Então, o que faz para que a dor desapareça o mais rápido possível?

Embora a composição dos venenos dos insectos nem sempre seja idêntica, eles funcionam de maneira muito semelhante. O que ajuda contra as picadas de vespa também pode aliviar a dor da picada das abelhas. Os 10 métodos seguintes demonstraram ser particularmente eficazes nesses casos. No entanto, as pessoas alérgicas devem procurar imediatamente um médico.

Métodos para as picadas de vespas:

 

1. Cubo de gelo

O frio faz com que os vasos sanguíneos se contraiam. Desta forma, o veneno do insecto não se consegue espalhar tão rapidamente. Além disso, o gelo entorpece a sensação de dor e reduz o inchaço.

2. Fermento

O fermento tem uma reacção alcalina e, consequentemente, neutraliza a acidez do veneno das vespas. Misture uma colher de chá de fermento em pó com algumas gotas de água e faça uma pasta grossa. Espalhe sobre a picada durante cerca de 10 minutos. Se necessário, repita em intervalos de algumas horas. Isso reduz a sensação latejante, comichão e inchaço.

3. Manjericão

O incómodo desagradável pode durar até uma semana depois da picada. Uma compressa com folhas de manjericão alivia a dor e reduz o tempo da comichão.

4. Plantago

Desde tempos imemoriais, os apicultores usam o plantago como planta medicinal. Ela também é eficaz contra picadas de vespa. Esta planta selvagem cresce em qualquer jardim e tem um efeito analgésico e anti-bacteriano. Esmague as folhas e coloque-as sobre a picada durante várias horas.

5. Vinagre

O veneno da vespa é ácido, e o vinagre, por sua vez, neutraliza eficazmente esse ácido porque tem uma característica química especial: o vinagre tem uma reacção alcalina quando misturado à água, como o fermento em pó. Um pano molhado com uma mistura de vinagre na área dorida produz um alívio duradouro.

6. Cebola

Um dos remédios caseiros mais conhecidos para picadas de insectos é o sumo da cebola. Esfregue a picada com uma cebola cortada. Isso tem efeitos anti-inflamatórios e diminui as reacções alérgicas no local. Alternativamente pode usar alho.

7. Ricota ou coalhada

Um pouco de ricota esfria e inibe a inflamação. Envolva-a numa gaze e deixe secar na pele e, se necessário, renova-a.

8. Mel

Um pouco de mel no local da picada acalma as reacções desagradáveis, especialmente se for aplicado logo após o ataque da vespa. No entanto, seu efeito analgésico é de curta duração.

9. Calor

Na verdade, os sintomas após as picadas de insectos não melhoram apenas com o frio, mas também com o calor. O veneno doloroso é composto em grande parte por moléculas de proteína, que são destruídas a uma temperatura de 40-50 °C. Se acabou de preparar um chá, pode colocar o saquinho na picada dolorosa. Tenha cuidado para não se queimar!

10. Anti-histamínicos

O veneno de picadas de insectos contém muitas substâncias que causam reacções alérgicas. É o mecanismo de defesa do próprio corpo, que reage através da dor. Os anti-histamínicos ajudam a reduzir os sintomas. Se está frequentemente exposto a picadas de vespas ou abelhas, ou as reacções do seu corpo são geralmente agudas, então deve ter sempre esses comprimidos à mão.

A gravidade das picadas de vespa depende sempre da pessoa afectada, pois cada uma reage de maneira diferente. Em caso de dúvida, deve consultar um médico. Se a picada for na boca, é necessário consultar um médico imediatamente. Durante o tempo de espera, deve chupar cubos de gelo para reduzir o inchaço. No entanto, é desaconselhável que se deite ou ingira líquidos!

Para evitar picadas de vespas, deve evitar movimentos bruscos, assim como tentar assoprar esses insectos para longe, pois isso causa uma reacção agressiva neles. É melhor limpar a boca das crianças com água ou um pano húmido depois de um gelado, para remover qualquer alimento ou migalhas de biscoito e não atraí-las. Um prato de frutas bem maduras a 10 metros da mesa também os distrai.

Em alguns países, como a Alemanha, não é permitido colocar armadilhas para vespas e as multas chegam a cerca de 51.000 euros em alguns estados federais. As vespas são uma espécie protegida. Estes animais, extremamente úteis, não apenas ajudam a polinizar flores, mas também mantêm as pragas em jardins e terras agrícolas sob controle. Portanto, eles devem sempre ser tratados com cuidado e respeito.


Mais Dicas:

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Inserir nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana