Lavar a roupa é uma das tarefas domésticas, que realizamos pelo menos 1 vez por semana, é algo aparentemente simples, pois para a maior parte das pessoas é pegar na roupa suja e coloca-lá na máquina de lavar roupa, certo?

Pois bem, não é bem assim… se não tivermos atentos a determinados aspectos o mais provável, é estragarmos peças de roupa, ou até mesmo prejudicar o tempo útil da vida da máquina de lavar e gastar mais do que prevíamos com esta simples tarefa do quotidiano. Esteja atento a estas dicas e evite cometer erros.

1. Fechos das calças, casacos, etc…

Crie o hábito de fechar os fechos das calças ou casacos, pois se lavar roupas que tenha o chamado o “zipper” aberto, ele pode ficar preso em outras roupas e acabar por estraga-las.

2. Soutien , Fatos de bando ou bikinis 

Soutien , Fatos de bando ou bikinis devem ser lavados à mão: desta forma, eles mantêm a sua forma por mais tempo. Na máquina, eles podem ficar mais rapidamente gastos e até mesmo perder a elasticidade.

3. Amaciador de roupa

Más notícias: os amaciadores de roupa podem deixar as toalhas macias, mas também diminuem a sua função principal, que é a capacidade de absorver a água, portanto modere o seu consumo.

4. Limpe a sua máquina de lavar roupa frequentemente

Se a sua máquina de lavar está suja, ela será bem menos eficaz na hora de lavar. Mantenha-a limpa fazendo, de vez em quando, um ciclo sem roupas e apenas com água e vinagre.

5. Temperaturas muito altas

Veja a informação das etiquetas . Não é necessário lavar a maioria das roupas em água quente e se utilizar as temperaturas correctas,para além de economizar, irá manter as suas roupas em melhor estado. Ah, e não se esqueça:  lave sempre os materiais como lã e seda em água fria ou gelada. No entanto, se por ventura tem estado doente é imprescindível lavar os seus lençóis, num bom ciclo de água quente.

6. Sem paragens

É mais eficaz fazer vários ciclos seguidos, enquanto a máquina e a água estão quentes do que deixar a máquina fazer pausas.

7. Lixívia e produtos fortes

Se costuma usar lixívia e produtos fortes na hora de lavar roupa, leve em consideração que estes produtos não são geralmente muito bons para os tecidos. Logo, não exagere! Além disso, alguns estudos têm demonstrado que as crianças que crescem em lares com limpeza excessiva, devido ao uso de produtos químicos, tendem a  desenvolver mais alergias e outros problemas imunológicos.

8. Separar as meias

Uma das razões pelas quais as meias desaparecem sem deixar rastro na hora de lavar roupa é porque elas ficam presas em partes diferentes da máquina, especialmente na junta que isola a porta do tambor da máquina. Portanto se enrolar os pares juntos, certamente irá manterá as meias por muito mais tempo.

9. Roupa de cama

Fronha e lençóis devem passar por um segundo ciclo sem sabão para garantir que eles estão completamente enxaguados.

10. Separar as roupas

Não separe apenas de acordo com a cor. Também é inteligente separar de acordo com o tipo de tecido. Algodão precisa de um ciclo, enquanto tecidos sintéticos, delicados e pesados precisam de outros.

11. Casacos

Para ajudar jaquetas e casacos a manterem sua forma, coloque algumas bolas de ténis dentro da máquina com eles!

12. Muito detergente

Muito detergente irá produzir espuma a mais, o que precisa de mais água para enxaguar. A máquina basicamente trata a espuma como uma outra forma de sujidade na água. Para tornar esta parte mais eficaz e economizar água, tente usar menos detergente.

13. Arejar a máquina de lavar

Para manter a máquina limpa e livre de mofo, é uma boa ideia arejá-la regularmente. Principalmente o anel de borracha, que isola a porta do tambor,  se este ficar húmido muito tempo, torna-se um convite para que fungos e bactérias se mudem para lá. Sem mencionar os odores… Então, de tempo em tempo, deixe a porta aberta e seque as partes molhadas da máquina com uma toalha.

14. Esfregar manchas e nódoas

Não tente tirar manchas e nódoas  esfregando-as. Esfregar apenas danifica o tecido e faz com que as manchas fiquem ainda mais impregnadas. Use removedor de manchas ou procure online sobre como lidar com cada caso (como manchas de vinho tinto ou café) e siga as instruções.

15. Amaciador alternativo

Ao invés de usar amaciador de fábrica, poderá tentar usar vinagre e menta como uma alternativa. Totalmente natural e barato!

Com essas dicas, não irá salvar apenas as suas roupas, como também sua a máquina. Irá ainda economizar água e na conta de energia, além de tirar o máximo proveito de cada ciclo. Seja gentil com seus amigos e compartilhe essas dicas com eles!


DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Inserir nome