Aprenda a fazer um ambientador caseiro

A partir de materiais simples consegue fazer um ambientador bem perfumado.

Sabia que fazer um ambientador caseiro pode ser mais fácil e barato do que imagina? Deixar a casa, ou qualquer que seja o ambiente, com aquele cheirinho agradável, não é uma tarefa das mais difíceis. Os ambientadores são óptimas soluções para tal, ainda mais quando estes podem ser feitos de forma caseira.

A partir de ingredientes de acesso facilitado, é possível fazer diversas essências para ambientadores caseiros. Para quem quer economizar dinheiro do orçamento doméstico, estas dicas são bastantes válidas.

O ambientador caseiro pode também ser bastante providencial para a promoção do bem-estar, já que a mistura de certos ingredientes, tais como óleos essenciais, pode ser vantajosa para a saúde.

Como fazer um ambientador caseiro

A partir de algumas dicas e ingredientes simples, é possível fazer um aromatizador caseiro. Além de prestar atenção nos ingredientes, ficar atento ao modo de preparação da receita também é imprescindível.

Aromatizador base

Ingredientes:

  • 200 ml de água;
  • 2 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio;
  • Essência aromática da sua preferência.

Modo de preparação

Para fazer a receita, vai precisar de um pulverizador para ambientes. Coloque a quantidade de água indicada na receita, ou até um pouco mais, segundo a capacidade do pulverizador que está utilizando.

O passo seguinte é colocar as duas colheres de bicarbonato de sódio. Agite bem até que os dois ingredientes estejam bem misturados. Logo depois, coloque algumas gotas da essência da sua preferência. Misture novamente.

Na hora de aplicar, basta escolher alguns pontos e pulverizar a mistura. Uma dica que ajuda a fazer com que o aroma dure mais no ambiente é pegar alguns chumaços de algodão e colocar um pouco do aromatizador.

Deixe em alguns pontos estratégicos, tais como vasos e outros objectos que impeça o contacto directo com os móveis.

Aromatizador de limão

Ingredientes:

  • Casca de um limão;
  • Álcool de 96º (do que se usa para desinfectar feridas);
  • 10 gotas de óleo essencial de limão;
  • Um pouco de água;
  • Um frasco de vidro pequeno;
  • Palitos de churrasco ou de bambu.

Modo de preparação

Pegue na casca do limão e coloque num pote de vidro, o mesmo que vai usar para armazená-lo. Pegue como referência a medida do pote e coloque três quartos de álcool e complete com água.

Feito isso, o passo seguinte vem com a colocação do óleo essencial de limão. Misture tudo no próprio recipiente. Para facilitar essa fase da preparação, o ideal é que não encha o recipiente de água até a borda.

Caso queira incrementar o seu aromatizador com outros cheiros, também pode usar outros óleos essenciais, exemplo de alecrim, hortelã e manjericão. Por fim é só cortar palitos de churrasco e colocá-los no frasco aromatizador.

Aromatizador de laranja, gengibre e essência de amêndoa

Ingredientes:

  • 200 ml de água;
  • 1 laranja;
  • 1 limão;
  • Um pedaço de gengibre;
  • Essência de limão.

Modo de preparação

No frasco de vidro coloque a água. A seguir coloque algumas gotas da essência de limão. Misture bem e reserve. Corte a laranja e o limão em rodelas. Faça o mesmo com o gengibre.

Coloque as frutas cortadas no frasco, depois, pegue palitos de churrasco e coloque na frasco. Também pode deixar o pote aberto, sem a necessidade de colocar palitos de madeira.

 

Qual a essência indicada para os ambientes

Na hora de escolher aquele cheiro que vai inundar todo o seu ambiente, vale a pena prestar um pouco de atenção na finalidade que deseja atingir.

-Quarto: um aroma relaxante fica bem. Para isso, investir no poder natural apresentado por certas ervas é uma boa solução. Nesse caso, pode usar um óleo essencial de camomila.

Casa de banho: para quem quer prolongar aquela sensação de limpeza da casa de banho, invista nas essências cítricas, tais como limão e laranja. Para quem quer obter frescura para o ambiente, basta usar a hortelã e o eucalipto.

Sala: o aroma de jasmim, hortênsia e lavanda são bem agradáveis. Essas essências passam a sensação de acolhimento e ainda deixam as pessoas bem a vontade no ambiente.

Home Office: se a ideia é manter a concentração e favorecer o desempenho no trabalho, o aroma mais indicado para esses espaços é o de canela.


Mais Dicas:

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Inserir nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

565,906FãsGosto
10,720SeguidoresSeguir
217,168SeguidoresSeguir
96SubscritoresSubscrever

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana