Gosta de agradar aquela pessoa especial de uma forma de prazer e originalidade?
Então este artigo é para si. O que pode ser mais agradável e relaxante que uma massagem? E quando é feita por uma pessoa querida, que além de tudo conhece nossas dicas, a massagem proporciona uma infinidade de sensações. No entanto, há sempre contra-indicações, até mesmo para o mais inofensivo dos procedimentos, e elas podem ser vistas ao fim deste texto. No bónus, mostra-mos alguns truques capazes de fazer da massagem uma experiência inesquecível.
Testamos todas as dicas e recomenda-mos que, na prática, execute os movimentos com rapidez.
1. Crie uma atmosfera relaxante
Desligue o telemóvel e tudo aquilo que possa interromper o relaxamento. Prepare o local de forma a deixá-lo agradável para si e para o outro. Tudo de que precisa é de música tranquila, velas, óleos para massagens e algumas toalhas quentes. As toalhas serão usadas para cobrir sucessivamente as áreas do corpo que já foram massajadas.
2. Comece pelos pés
As pernas acumulam muito stress. Portanto, ao massajar essa parte do corpo, dê apertões suaves em toda a superfície, para não causar incómodos. Pode puxar levemente cada um dos dedos dos pés.
Depois do pé, faça movimentos suaves em toda a parte traseira da superfície, evitando a depressão encontrada sob a rótula: essa parte não deve ser massajada. Suba da tíbia até a coxa, esfregando e apertando levemente o músculo. Ao terminar a primeira perna, cubra-a com a toalha e siga para a outra perna.
3. Massaje costas e ombros
Depois das pernas, continue suavemente para a área lombar, lembrando que não deve pressionar demais essa região. Alongue toda a área, realizando movimentos amplos no músculo. Vá para a parte de cima e execute movimentos a partir da coluna vertebral em direcção às costelas, mantendo as palmas das mãos perpendiculares uma à outra. Após isso, pode continuar com movimentos descontínuos com os dedos por toda a superfície das costas, incluindo os ombros, que devem ser pressionados com os polegares, mas sem exageros.
4. Dê atenção às mãos
Posicione os braços do massajado ao lado do corpo, e pressione as mãos em toda a superfície, dando especial atenção aos músculos do antebraço. O movimento deve ser suave e profundo. Após isso, segure a mão da pessoa e massaje todo o dedo polegar. Faça pequenos movimentos de maneira circular. Não esqueça de puxar cada dedo e massajá-lo.
5. Complete a sessão com uma massagem na cabeça
Peça que a pessoa fique de barriga para cima. Com os polegares, comece a massagem ao longo da linha de crescimento do cabelo, onde pode até coçar a pele ao de leve. Estique o pavilhão auricular com os dedos polegares e indicadores, mas sem mantê-lo alongado por muito tempo. Coloque as mãos no rosto, de forma que os polegares massajem suavemente a testa, sobrancelhas e o espaço entre elas. Complete esse procedimento com movimentos suaves na região das têmporas.
Lembre das contra-indicações
Não se recomenda fazer massagens nos seguintes casos:
- Lesões cutâneas e sinais grandes
- Problemas na coluna vertebral (hérnias, escoliose, entre outras)
- Comprometimento da coagulação do sangue
- Trombose e problemas nos vasos sanguíneos
- Osteoporose, oncologia, diabetes (enfraquecimento da pele) outras doenças graves
- Febre
Bónus: truques para fazer da sua massagem uma experiência inesquecível
- Antes de começar a fazer a massagem, despeje óleo nas mãos, sem aplicá-lo directamente nas costas, mãos ou pernas da pessoa que vai receber a massagem
- Para movimentos básicos, utilize a base da palma da mão; para pontos mais sensíveis, é melhor usar a parte restante da palma
- Não pressione os ossos, e massaje ao longo dos músculos
- Mantenha um ritmo lento
- Não esqueça de dedicar o mesmo tempo a cada parte trabalhada do corpo