Como limar o ralo da casa de banho com bicarbonato de sódio

publicidade

O bicarbonato elimina a sujidade, tem baixo custo e não agride o meio ambiente.

Quem é que não gosta de entrar numa casa de banho e ela está impecavelmente limpa e cheirosa? Pois bem, para que isso seja possível, muitas técnicas de limpeza passam a fazer parte do dia a dia das pessoas.

Nesse sentido, manter o ralo da casa de banho limpo também pode ser uma tarefa fácil, caso use o bicarbonato de sódio. Por incrível que pareça, este ingrediente possui poderes incríveis quando o assunto está relacionado à limpeza.

Limpar o ralo com bicarbonato de sódio

A limpeza do ralo com a utilização do bicarbonato de sódio é muito simples de ser realizada. Para isso, preste atenção nos produtos que vai utilizar e a forma de realizar todo o processo.

Ingredientes:

  • ¼ de chávena (de chá) de bicarbonato de sódio;
  • Meia chávena de vinagre branco;
  • Água quente para finalizar.

Como utilizar:

  1. O primeiro passo a ser feito é retirar o cabelo que fica agarrado no ralo da casa de banho. Para evitar o contacto directo pode utilizar um pouco de papel higiénico ou um saco de plástico.
  2. A seguir, pegue o bicarbonato de sódio e coloque na área do ralo. Pode aplicar sem que seja necessária a retirada da grade que fecha o ralo. Depois, acrescente o vinagre.
  3. Com a colocação do vinagre, vai perceber que o bicarbonato vai começar a efervescer. Isso é normal, já que os dois ingredientes em contacto passam por uma reacção química. Deixe agir por 15 minutos.
  4. Passado esse tempo, vai pegar a água a ferver e despejar no ralo. Nesse ponto do processo, vai precisar ter bastante atenção, já que a água quente pode queimar o seu pé ou perna.

Dica adicional

Se por acaso o ralo costuma expelir um mau cheiro, pode usar o sal para resolver esse problema. Dessa forma, depois de fazer a limpeza com o bicarbonato de sódio, coloque uma colher (de sopa) de sal no ralo com um pouco de vinagre branco.

O uso do bicarbonato de sódio na limpeza

O bicarbonato de sódio é um ingrediente conhecido por se tratar de um composto sólido, cristalino e branco. Ele é bastante indicado e utilizado para tratar alguns problemas do organismo e auxiliar a limpeza doméstica.

“O bicarbonato de sódio é um sal criado pela combinação de uma base com um ácido. Ele é um sal de carácter básico mais forte, por ser derivado do hidróxido de sódio”.

No caso do ralo da casa de banho, ele está bem susceptível a acumular sujidade, principalmente por estar localizado em uma área exposta a água, resíduos de sabonete e shampo. Juntos, todos esses elementos são propícios a formação de bactérias.

Lembrando também que manter o ralo limpo, é uma óptima forma de prevenir problemas mais complicados, como o próprio entupimento do mesmo.

Bicarbonato de sódio e o meio ambiente

O que muita gente pode estar a perguntar-se é o porquê da utilização do bicarbonato de sódio para desentupir o ralo, se no supermercado, outros produtos podem ser encontrados com facilidade.

A resposta é bem simples. A utilização do bicarbonato de sódio agride menos o meio ambiente do que quando utilizado qualquer outro produto de limpeza. O bicarbonato de sódio é um químico alcalino, ou seja, facilmente neutralizado pela água.

A solução pode ser usada periodicamente, já que ela é ecológica. Desta forma, ela não poluirá rios e lagoas, preservando o meio ambiente, ao contrário das insecticidas, detergentes, soda cáustica, entre outros.

Fora isso, ele é indicado pela sua eficácia e custo reduzido. Juntando todas estas vantagens, ele aparece como um dos ingredientes naturais mais utilizados pelas pessoas.

O efeito de limpeza do bicarbonato de sódio

Se por acaso o que causou o entupimento no ralo da casa de banho foi à gordura, o bicarbonato de sódio age quebrando as partículas de gordura, limpando o ralo e também tratar da higiene.

Quando combinado com o vinagre branco o efeito é potencializado. “A efervescência que se dá é responsável por matar todos os micróbios e bactérias”.

Fora isso, o bicarbonato de sódio também é usado em limpezas variadas, servindo, para além de limpar o ralo da casa de banho, para muitos outros fins. Entre os principais: limpar o piso, paredes da casa de banho, os móveis e até desengordurar o fogão.

No caso do ralo da casa de banho, “o procedimento deve ser repetido ao menos uma vez por mês, pois evita acumular sujidade nos canos, além de cuidar da higiene e limpeza perfeita”.

Mais Dicas:

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Inserir nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana

pudim de amendoim

O pudim de amendoim é uma delícia!

0
Já alguma vez comeu pudim de amendoim? Se não, está na altura de experimentar...