Como se livrar do cheiro a mofo em casa provocado pela humidade

publicidade

A humidade em si não tem odor, mas resulta em mofo e outros agentes que libertam mau-cheiro pela casa.

Sabia que é possível tirar o cheiro da humidade da casa? Algumas casas tem o problema da humidade, o que acaba resultando em uma série de problemas. Seja por uma questão de localização, estrutura física da casa, chuva ou mesmo alterações de temperatura, a humidade do lar pode ser incomodá para muita gente, e inclusive provocar cheiros e odores indesejáveis.

Para algumas pessoas que sofrem de problemas respiratórios, como rinite, por exemplo, o cheiro da humidade pode causar ataque de espirros. Tudo isso devido aos cheiros que a própria estrutura da casa liberta ao se tornar húmida.

É um problema muito significativo em períodos chuvoso, em que muitas casas não conseguem ficar secas ou acabam apresentando pontos de infiltração. Por isso, confira algumas dicas para evitar que estes odores acabem prejudicando a vida de quem vive na casa.

O que causa o cheiro da humidade da casa

Antes de tudo, um facto importante para entender o problema é que a humidade por si só, não tem cheiro. O odor que invade a casa é causado por outras situações geradas pela humidade, como o aparecimento de mofo e fungos em determinados locais.

Então a primeira tarefa para quem tenta combater os cheiros causados pela humidade é identificar de onde vem o problema. Procure infiltrações, pontos de mofo, olhe nas paredes por trás dos móveis.

Outros factores que podem causar cheiro de humidade é o vapor do banho e até mesmo o cozinhar alimentos em casas com pouca circulação de ar. Nestes casos, é preciso sempre usar as dicas deste artigo regularmente, para conter os odores e evitar maiores problemas.

Sem reverter o causador da entrada da humidade, nenhum dos passos para eliminar os cheiros vai funcionar, uma vez que o odor vai voltar de seguida. Em alguns caso, infelizmente, pequenos reparos de reforma precisarão ser feitos, como quebrar uma parede ou trocar o gesso do tecto.

Para estas últimas opções, procure um profissional. Tentar fazer reparos do tipo sem saber como pode resultar na pior das situações gera prejuízos físicos e financeiros.

4 dicas para tirar o cheiro de humidade da casa

Ventile a casa

Após identificar e reparar os pontos causadores de humidade e consequentemente, o mau cheiro, o passo seguinte é ventilar bem o ambiente. Dessa forma, a renovação do ar será possível e o ambiente ficará mais fresco. Tudo isso é potencializado se o dia estiver quente ou ventilado.

Abra janelas e portas. Se possível, deixe luz e calor entrarem nas divisões da casa. Durante essa etapa limpe bem a casa e tire o pó. Essas tarefas ajudarão pois renovarão o ar para que as próximas dicas sejam eficazes e o cheiro da humidade saia completamente.

Manter a casa arejada é a principal acção que podemos tomar para evitar que o mofo resulte em mau cheiro de humidade. É importante seguir essa etapa mesmo em dias frios e chuvosos. Se a casa ficar totalmente fechada em dias frios, pode facilitar o aparecimento de fungos e mofo que causam o odor.

Bicarbonato de sódio

Após ventilar a casa e ter um ambiente arejado, precisa livrar-se dos pontos de humidade que possam ter sobrado. Uma boa alternativa simples e barata é usar o bicarbonato de sódio.

Tanto o bicarbonato de sódio como o sal tem a característica de remover a humidade ao seu redor, sendo o bicarbonato um produto com essa característica mais potente que o sal. O melhor método de usar é colocando um pouco de bicarbonato nos locais onde a humidade pode se concentrar.

Deixe agir por um dia ou mais, dependendo da humidade. Se for simplesmente para prevenir que a humidade não se acumule num lugar, pode deixar um montinho de bicarbonato ou de sal próximo no local em períodos húmidos ou na casa de banho por exemplo. Troque o montinho todas as semanas.

Outra dica é usar sal grosso, apesar do seu efeito ser mais lento, a duração também é maior. Pode fazer um saquinho de sal grosso utilizando um tecido rede (como aqueles em que vem a fruta, desde que os furos sejam pequenos) ou mesmo o tecido de toucas descartáveis do cabelo.

Deixei o saquinho de sal grosso em armários, guarda-roupas, próximo a locais húmidos e também em casas de banho e cozinhas. Eles ajudam a captar a humidade no ambiente. Troque os saquinhos conforme a necessidade.

Além de reduzirem a humidade, o bicarbonato de sódio e seus derivados também ajudam a remover odores de objectos.

Carvão activo

Outra substância que ajuda muito na remoção do cheiro da humidade é o carvão activo. Ele é fácil de encontrar em lojas de peixes e aquários. É uma substância muito eficiente e de baixo custo, que também tem uma durabilidade bem satisfatória.

Em um recipiente, coloque um punhado de carvão activo e deixe próximo a lugares onde se concentra humidade. Pode deixar por vários dias. Cuidado para não se sujar, pois é um produto que mancha bastante.

Ele é muito recomendado para remover odores de ambientes, inclusive de ambientes maiores e mais abertos. Mas lembre-se de usar o carvão activo. O carvão comum (vegetal) também pode funcionar, mas de forma bem menos eficaz.

Produtos a base de cloro

Por último, é preciso livrar-se de todos os fungos e não deixar que eles aparecerem na casa. O melhor método é utilizar cloro ou produtos derivados da substância. Eles são óptimos para eliminar fungos e evitar o mofo.

Já existem borrifadores com produtos a base de cloro prontos no mercado. Também pode fazer o seu produto caseiro com um litro de água e duas colheres de cloro, colocando num borrifador. Aplique e deixe agir nos locais de possível acumulo de mofo.

publicidade

Outras Ideias:

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Inserir nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana