Está pensar em fazer umas renovações em casa? Pintar umas paredes lá de casa?
Antes de começar veja estas dicas que temos para si, vai ficar um profissional a pintar.
Cada pintor tem os seus métodos de trabalho, mas todos partilham pequenos segredos, é algumas dessas dicas que vamos apresentar neste artigo.
Com estas dicas vai ver que na próxima vez que fizer renovações em casa, o trabalho será mais fácil.
Dicas para pintar a casa:
A preparação é tudo
Proteja móveis e objetos contra respingos de tinta com plástico e fita adesiva. Caso contrário, poderá danificar os móveis.
Tecido para forrar o chão
Embora o plástico sejam adequado para proteger os móveis, não é recomendável para cobrir o chão, pois pode escorregar. Use um tecido para forrar o chão. Se não precisar de pintar o teto, basta uma faixa relativamente estreita junto a parede.
Prepare a superfície antes de pintar
Antes de pintar, repare buracos e rachaduras com massa. Para garantir que a tinta os cubra e não fique visível após a pintura, os profissionais usam um primário ou revestimento de fundo em um tom semelhante à tinta atual. Isso economizará algumas camadas antes de atingir o tom desejado.
Fita adesiva para pintura
Isolar rodapés, peitoris, cantos, etc. com fita adesiva é fundamental. Afinal, depois de pintar, não vai querer descobrir que a tinta escorreu ou manchou essas partes.
Misture as tintas
Se precisar de mais de um balde de tinta da mesma cor para as paredes, primeiro coloque-as noutro recipiente vazio, pois mesmo a mesma cor pode diferir de um balde para outro e fazer com que as paredes pareçam manchadas.
Lave os rolos
Os rolos novos devem ser lavados sempre antes de usar. Ao lavar impede que pequenos fiapos se depositem na parede quando pintados.
Pincéis
Os pincéis não precisam ser escorridos após imersão na tinta. Não faz sentido mergulhar o pincel na tinta primeiro e depois tirar grande parte na borda do balde.
Coloque os rolos e pincéis num saco
Se terminou de pintar, mas deseja continuar no dia seguinte, não precisa lavar bem os rolos e pincéis. Basta molhá-los com tinta e depois colocá-los num saco plástico hermeticamente fechado. Dessa forma, pode pintar no dia seguinte e poupar tempo com a lavagem do material.
Remova a fita adesiva rapidamente
A fita adesiva usada para proteger os rodapés, maçanetas, etc deve ser removida quando a tinta ainda está fresca. Se a remover quando a tinta estiver completamente seca, a nova tinta poderá descascar as paredes ao mesmo tempo que a fita.