Há objectos que não deves deitar fora. Podes utilizá-los para outras coisas


Além de consumir de maneira consciente, muitas pessoas estão a tornar-se adeptas da reciclagem. Na internet, vemos vários sites que vendem roupas e artigos de segunda mão em bom estado para que outros possam reaproveitar as peças. Além disso, podes reaproveitar alguns objetos, úteis demais para serem jogados fora.

1. Garrafas de plástico

garrafas_de_plastico_reciclagem

Você compra muitas garrafas de água? Que tal reaproveitá-las como:

— Flores decorativas. Pouca gente sabe, mas na cidade de Gramado, no sul do Brasil, as escolas recolhem garrafas plásticas o ano inteiro para fazer a decoração de sua famosa festa de Natal. Quem já foi visitar a cidade entre novembro e janeiro sabe o quanto os arranjos ficam lindos. Você pode fazer o mesmo em casa, com poucos itens.

— Pequenos vasos. Outra opção é usar as garrafas como vasos. Faça pequenos furos no fundo, para a drenagem da água, e uma abertura grande na parte superior da garrafa. Coloque uma camada de areia grossa e outra de terra fértil, e então plante flores, ervas ou outras plantas de pequeno porte.

2. Calças jeans

calcas_jeans_bolsa

Cada um de nós tem pelo menos dois ou três pares de calças jeans, não é mesmo? E quando eles saem de moda, desbotam, ficam gastos, ou apenas quando enjoamos deles, tendem a ser jogados fora. Mas não precisa ser assim. Aproveite antigos jeans para:

— Fazer shorts. Basta cortar as pernas e fazer a bainha. Você pode decorar os shorts da maneira que quiser.

— Fazer bolsas. Use a parte superior para fazer uma bolsa, ou as pernas para fazer porta-moedas e porta-celulares. Há muito tecido disponível em uma calça jeans, por isso, sua criatividade é o limite para o número de peças.

— Faça um organizador de objetos que pode ser pendurado atrás da porta, usando partes de jeans antigos, como os bolsos, assim como aparece na foto que abre este artigo.

3. Ralador de cozinha

ralador_de_cozinha

Com o tempo de uso, os raladores de cozinha perdem a capacidade de ralar, pois ficam “cegos”. Também podem entortar, mudar de cor ou sofrer outros danos. Se isso acontecer, você pode aproveitá-los para:

— Fazer belas candeeiros de jardim. A luz será difundida pelos furinhos do ralados, dando um efeito muito bonito. Mas o metal esquenta com a luminosidade, por isso, o melhor é que fiquem pendurados, a diferentes alturas, ou com algum tipo de proteção.

— Fazer um porta-joias: seus brincos podem ser organizados facilmente, como mostrado na foto acima.

4. Latas de atum

latas_de_atum

O atum em conserva se tornou bastante consumido, por ser uma carne magra e saudável, rica em ômega 3 e outros nutrientes. Por isso, aumentou seu consumo e, com isso, a quantidade de latinhas jogadas fora. Podem ser aproveitadas para:

— Fazer vasos. Lave bem a lata, use um martelo para aparar as bordas cortantes, enxugue e circule o objeto com pregadores de roupa de madeira. Assim, poderá ser usado como um pequeno vaso, um porta-velas ou outra decoração.

5. Caixas de papelão

caixas_de_papelao

Com criatividade, tesoura e cola, uma caixa de papelão pode ser transformada em:

— Outras caixas. Você pode fazer caixas menores para presentes ou para guardar outros objetos.
— Porta-livros ou porta-retratos.
— Diferentes tipos de arquivos.

6. Lâmpadas queimadas

lampadas

Retire a parte superior da lâmpada, remova os fios de seu interior, coloque água dentro e use como vasos para flores. Para mantê-las sobre a mesa, use um suporte de arame. Se preferir, pode usar um corante na água, como se vê na foto.

7. Garrafas de vidro

garrafas_de_vidro_reciclagem

O vinho se tornou uma bebida bastante consumida no Brasil, e as garrafas geralmente têm um design bonito. Você pode usá-las para fazer luminárias ou como castiçais de mesa. Mas é preciso certa habilidade para cortar e manusear o vidro sem se machucar.

8. Caixa de ovos

ovos1

Excelentes organizadores, as caixas de ovos não precisam de muito trabalho para serem reaproveitadas. Podem ser usadas para guardar botões, carreteis de linha e outros pequenos objetos. Quem tem habilidades manuais pode utilizar as caixas para fazer projetos de artesanato com as crianças, desenvolvendo seu talento artístico. Pode ser bem divertido! Além disso, os pequenos poderão aprender sobre o valor da reciclagem e sobre a importância de ser consciente em relação ao lixo que produzimos.

Faça gosto na nossa página de facebook:


Vai Gostar De Ver: