Os produtos químicos que utilizamos para limpar as nossas casas possuem substâncias que podem prejudicar a saúde. A utilização de produtos de limpeza naturais pode ser uma boa alternativa para economizar e proteger a saúde.

Aqui podes aprender uma dicas de limpeza que utilizam como produto de limpeza principal o limão.

Por que o limão é um desinfectante eficiente?

O pH do limão é de 2,3, aproximadamente seis vezes mais ácido que o vinagre, motivo pelo qual torna-se é uma boa solução para desinfectar o nosso lar de uma maneira natural.

O sumo de limão é uma boa solução para desinfectar a casa de maneira natural, no entanto, é importante ressaltar que o líquido não é tão potente quanto o cloro e, por isto, pode não ser capaz de matar todas as bactérias. Por não ser tão potente quanto alguns produtos químicos, o sumo de limão não é indicado para limpar e desinfectar banheiros ou cozinhas muito sujas.

O elevado nível de acidez presente nos limões altera o pH nas células bacterianas, criando, assim, um ambiente ácido no qual os micro-organismos não conseguem sobreviver.

De acordo com pesquisas realizadas na Universidade de Carolina do Norte, o vinagre é um ingrediente bastante eficaz como desinfectante, já que pode matar até 90% dos micróbios. Como o sumo de limão é ainda mais ácido do que o vinagre, considera-se que seja ainda mais eficaz para desinfectar a casa.

 Como usar o limão na limpeza da casa?

Confira a seguir algumas das formas de usar o limão na limpeza da casa:

  • Para desinfectar a tábua de picar carne – As bactérias podem se esconder na madeira das tábuas de picar carne e o sumo de limão, que contém ácido cítrico, pode ser muito potente para matar inclusive a bactéria E. coli. Para desinfectar a tábua, basta espremer um limão sobre ela, deixar agir por alguns minutos e depois lavá-la como de costume.
  • Para tirar o mau cheiro do micro-ondas – Basta espremer um limão em um copo d’água e colocá-lo dentro do micro-ondas (na potência máxima) durante 3 minutos. Além de tirar o mau cheiro do aparelho, este procedimento ajudará a retirar a comida que ficou agarrada nas paredes do micro-ondas.

Outras Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.