Todos nós sabemos da importância de lavar as mãos após ir a casa de banho, ao preparar alimentos, depois de tocar em animais etc.

Mas o que muitos não sabem, é que existe uma forma correta e muito eficaz para lavar as mãos.

Apesar de parecer um hábito corriqueiro e que damos pouca importância, lavar as mãos correctamente, é um dos principais hábitos de higiene para prevenir doenças e evitar proliferação de vírus e bactérias.

Se a boca e as vias respiratórias são a “porta de entrada” do corpo humano para fungos, vírus e bactérias, as mãos servem de “transporte” para esses microrganismo chegarem até a região do rosto.

Isto porque nossas mãos estão sempre em contacto com superfícies repletas de micróbios, que podem ser potencialmente prejudiciais à nossa saúde.

Os EUA por exemplo, são um país com óptimas condições sanitárias, mas apesar disso, doenças decorrentes de contaminação por alimentos afectam quase 48 milhões de americanos anualmente, resultando em quase 128.000 hospitalizações e 3.000 mortes.

Um estudo, envolvendo 363 pessoas, examinou seis instalações de cozinha de teste no país e verificou que muitos deles não seguiram os passos correctos para lavar as mãos recomendados pelos Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

Na maior parte do tempo, as pessoas contaminaram os recipientes de especiarias enquanto cozinhavam hambúrgueres.

Ainda de acordo com o estudo, 11% das vezes as pessoas contaminaram o frigorífico com bactérias ao não lavar as mãos adequadamente após o manuseamento da carne crua, e 5% das saladas foram contaminadas devido à contaminação cruzada.

A razão para isto ocorrer é simples: grande parte das pessoas em todo mundo não dá a devida importância a prática de higienizar as mãos, seja por falta de negligência ou até mesmo por falta de informação.

Por essa razão, vamos ensinar-te como lavar as mãos correctamente, seguindo as orientações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças:

Primeiro, coloque água limpa (quente ou fria) sobre as mãos e desligue a torneira. Em seguida, aplique sabão e espalhe nas mãos esfregando-as.

Evite concentrar-se apenas nas palmas das mãos, certificando-se de ensaboar atrás das mãos, entre os dedos e sob as unhas.

O processo de lavagem deve ocorrer durante pelo menos 20 segundos para se livrar dos germes.

Passe água limpa sobre as mãos novamente e lave o sabão. Use uma toalha limpa para secar as mãos depois.

Se não tiver acesso a uma, seque as mãos ao natural, sem toalha.

Outra dica interessante é levar consigo um desinfectante para as mãos à base de álcool (contendo pelo menos 60% de álcool), especialmente para os casos onde não tenha acesso a água com sabão (contendo pelo menos 60% de álcool) ou quando for passar um tempo em condições de alto risco, como visitar uma pessoa doente no hospital.

Mais Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.