Apresento aqui umas dicas para fazer os melhores ovos mexidos que alguma vez comeste. Como faz a maioria das pessoas ao cozinhar ovos mexidos batia os ovos antes de os colocar na frigideira; temperava os ovos, previamente, com sal e pimenta e cometia o erro fatal de apenas retirar os ovos do lume quando estavam completamente cozinhados. No entanto isso está errado para conseguir os melhores ovos mexidos.

Dicas para fazer os melhores ovos mexidos do mundo:

1. Utilizar ovos caseiros-biológicos para que o resultado seja absolutamente perfeito.

2. Utilizar uma boa frigideira antiaderente para que possamos apenas utilizar uma pequena noz de manteiga. Há quem prefira cozinhar os ovos mexidos numa panela pequena (ovos à inglesa) porque distribui melhor o calor. Contudo, confesso que não achei que o resultado final fosse realmente diferente.

3. Não bater os ovos para não ficarem com uma textura líquida/aguada. Devemos apenas mexer com uma espátula até obter uma mistura homogénea.

4. Utilizar três gemas para cada duas claras: Como as gemas coagulam a uma temperatura mais elevada que as claras, se pararmos de cozinhar quando as claras já estão coaguladas, conseguiremos obter ovos ainda mais cremosos.

5. Temperar os ovos mexidos apenas com sal e pimenta depois de estarem cozinhados para, mais uma vez, não ficarem líquidos.

6. Colocar os ovos na frigideira ainda fria e deixar cozinhar em lume médio.

7. Os ovos devem ser retirados do lume quando começam a ter um aspeto cozinhado: pequenos montinhos de ovos – mas ainda apresentam uma textura brilhante. Assim que são retirados do lume continuarão a cozinhar com o calor da frigideira e, desta forma, conseguiremos ovos mexidos com uma textura aveludada e fantástica.

8. Os grandes chefes servem os ovos mexidos em pratos quentes para que não fiquem frios rapidamente. Uma dica que faz toda a diferença.

 

Outras Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.