O sal não serve apenas para cozinhar, ele pode ter outros usos muito interessantes. Ele pode ser usado para acabar com o mofo lá em casa, como desodorizante natural dos sapatos, entre outros. Descubra aqui fantásticos e práticos usos que o sal pode ter fora da cozinha.sal_nos_sapatos

O sal é a solução, mesmo quando estás a lidar com o mofo: misturando-o com um pouco de sumo de limão, em pouco tempo o problema será resolvido.
Mas não é só: existem muitas utilizações alternativas deste produto, por exemplo:

É um excelente remédio contra a caspa

Sendo capaz de remover as células mortas da pele que ficam presas no couro cabeludo: massajando o cabelo e a pele com um pouco de sal antes do champô,  não será necessária a compra de produtos específicos no supermercado ou na farmácia.

Falando no cuidado do corpo

O sal pode também tornar os dentes mais brancos, criando uma pasta de dentes em pó caseira, feita com duas colheres de bicarbonato de sódio e uma colher de sal.

Esta solução ajuda a manter as gengivas saudáveis e a remoção da placa bacteriana, mas, sendo muito abrasiva, não deve ser usada todos os dias (se fizesses isso, irias estragar o esmalte dos dentes): uma vez a cada duas semanas é mais que suficiente para obter os resultados desejados.

Por falar em cosméticos

o sal pode tornar-se um esfoliante muito eficaz quando combinado com um pouco de azeite extra virgem: com a mistura dos dois ingredientes você pode obter uma pasta cremosa que pode ser aplicada para massajar a pele.

Se quiseres uma mistura mais perfumada, podes adicionar algumas gotas de um óleo essencial. O exfoliante assim preparado pode ser armazenado por algumas semanas num frasco de vidro.

O sal é perfeito para fazer a limpeza

Principalmente, para eliminar as manchas de vinho, mas também para esterilizar as esponjas, tanto aquelas utilizadas na cozinha para os pratos, tanto aquelas usadas na casa de banho para te lavares, e aquelas que servem para limpar a casa.

Colocando num alguidar um pouco de água fria e sal, as esponjas mergulhadas serão privadas de qualquer odor e irão durar muito tempo.

Podes remover manchas de café e chá

Por exemplo, dos copos de cor branca, que ao longo do tempo tendem a manchar-se: para tirar a sujidade nesse caso, basta esfregar acima de um pouco de sal, ou, em alternativa, mergulhá-los numa solução de água e sal e mantê-los de molho por não menos que um par de horas.

Outras Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.