É durante períodos de crise económica que ficamos mais conscientes do dinheiro e da poupança.
Descobrimos como, com pequenos truques, pode conseguir uma economia notável ao final de cada mês.
Colocamos em prática alguns truques de poupança e partilhamos os mais eficientes.
1. Faça um orçamento
Defina um orçamento e objectivos no início de cada mês. Como no método japonês Kakebo, anote as despesas diárias e divida-as em categorias, como fixas indispensáveis, extras, lazer e cultura, por exemplo.
2. Analise o que os bancos oferecem
Encontre um banco que não cobre comissões. Evite pagar por transferências, pela manutenção do cartão de crédito e até pela retirada de dinheiro.
3. Não às compras não planeadas
Evite compras por impulso. Toda vez que quiser comprar algo, pergunte a si mesmo: é um desejo temporário ou uma necessidade? Terá uma grande surpresa ao perceber quantas coisas compramos apenas por capricho.
4. Compare tarifas
Há taxas que não podemos escolher, porque não são serviços públicos ou não há muitos similares na cidade, tais como água e luz. Mas também há aqueles que podemos analisar e escolher o que melhor nos convém (telefone, Internet, todos os tipos de seguro). Para tornar a vida mais fácil, existem páginas da web que podem fazer isso por si.
5. Elabore uma lista de compras
Vá ao supermercado sempre com a lista e siga-se por ela. Esqueça as tentações, elas são apenas uma despesa extra.
6. Sim aos produtos da estação
Às vezes, não consideramos se um produto é sazonal ou não. Pode descobrir os melhores meses para consumir certas frutas e legumes. Verá que, além de economizar, a qualidade do produto é melhor.
7. Cultive os próprios produtos
Normalmente, não há muito espaço disponível para se ter um jardim em nossa própria casa. Se tem essa possibilidade, encorajamos a cultivar seus próprios vegetais. Se, ao contrário, não tem espaço suficiente, sempre pode ter vasos com plantas aromáticas, tomates e cenouras.
8. Leve uma marmitinha para o trabalho
Com esta ideia, não só ajuda o seu bolso, como também sua saúde, pois irá comer de forma mais saudável. Faça um planeamento semanal de seus menus e aproveite o tempo livre e os dias em que não trabalha para cozinhar. Desta forma, irá evitar a preguiça de cozinhar diariamente e sempre terá comida caseira. Lembre-se de que muitos pratos podem ser congelados depois de feitos, para aumentar sua vida útil.
9. Troque as lâmpadas pelas de baixo consumo
Nós tendemos a pensar que não há muita diferença na economia de energia entre lâmpadas de baixa energia e lâmpadas incandescentes, mas estamos certos? A resposta é não. De acordo com alguns testes realizados, foi provado que a lâmpada de baixo consumo reduz a electricidade consumida em aproximadamente 80%.
10. Aproveite as ofertas que só se consegue comprando online
Em muitas ocasiões, as marcas decidem oferecer os produtos com desconto se os comprar através da internet.
11. Utilize ofertas e cupons de desconto
Muitas vezes, elas aparecem no site do produto. Existem também páginas dedicadas à publicação de ofertas de várias marcas, nas quais encontrará cupons de desconto divididos por categorias e zonas.
12. Não use os aparelhos a meia carga
Se usar os aparelhos na função meia carga, tudo o que conseguirá é um desperdício desnecessário de electricidade. Se escolher esta opção, certifique-se de que o seu aparelho possui o programa para lavar ou secar apenas a metade, economizando água, energia e, acima de tudo, dinheiro.
13. Não desperdice água
Às vezes não estamos cientes da quantidade de água que desperdiçamos e, portanto, do dinheiro que estamos deitando fora. Feche as torneiras enquanto não as estiver usando, economize água do chuveiro ao tomar banho e regue as plantas com a água da chuva. Estas são algumas dicas para economizar na conta mensal de água.
14. Economize uma quantidade mínima diária
Não importa quanto seja, qualquer valor é bem-vindo. Imagine guardar o dinheiro de um café todos os dias. Isso não supõe um grande esforço e terá um dinheiro com o qual não contava.
15. Use aplicações que ajudam a gerir a sua economia e facilitar o planeamento
Existem várias aplicações de telemóvel que ajudam a controlar as despesas e a saber para onde está indo o seu dinheiro. Ver quanto gasta e em quê, com apenas um clique, irá lhe ajudar a poupar e gerir a sua economia diariamente.
Estes são apenas alguns dos muitos truques com os quais podemos poupar.