Estas 8 dicas simples mostram como manter os alimentos frescos durante mais tempo. Além de acabarem com muitos problemas, também nos vão fazer economizar dinheiro.
A quantidade de lixo que é feito na cozinha é sempre problemática. Mas com estes conselhos, isso não vai voltar a acontecer com tanta frequência.
Veja o vídeo com estas dicas na prática, e a seguir falaremos de cada uma delas.
1) Conservar cebolas
O que usar: Meia de nylon
Como fazer: Embrulhe as cebolas numa meia. Dê um nó entre cada cabeça para colocar mais de uma por meia. Com esta dica, as cebolas permanecerão frescas por até 6 meses.
2) Evitar insetos na farinha e nos grãos
O que usar: Folhas de louro
Como fazer: Para proteger a farinha e os grãos, coloque algumas folhas de louro dentro dos seus recipientes. Os insetos não gostam do cheiro.
3) Reaproveitar polpa (extrato) de tomate
O que usar: Papel manteiga (ou pergaminho); Saco plástico de congelar alimentos.
Como fazer: Distribua colheradas de polpa de tomate sobre o papel manteiga. Corte o papel em quadrados e embrulhe a polpa de tomate como se fossem pequenos rebuçados. Em seguida, coloque-os no saco plástico e deixe no congelador. A polpa de tomate ficará conservada por cerca de 5 meses.
4) Conservar mussarela
O que usar: Água; Sal; Pote de plástico.
Como fazer: Se a sua mussarela tiver manchas de bolor/mofo, não precisa deitá-la completamente fora. Corte o pedaço com bolor e coloque o restante do queijo em salmoura. Basta derramar água e sal num pote de plástico e colocar a mussarela dentro. Desta forma o queijo vai se conservar por muito mais tempo.
5) Aproveitar ervas murchas
O que usar: Papel manteiga (pergaminho); Assadeira; Forno.
Como fazer: Mesmo ervas murchas podem ser usadas. Basta espalhá-las numa assadeira coberta com papel manteiga e levar ao forno a cerca de 50 °C. Em seguida, mantenha as ervas secas num recipiente fechado e use-as quando for cozinhar.
6) Conservar gengibre
O que usar: Pote de vidro com tampa; Água.
Como fazer: Corte o gengibre em pedaços pequenos e coloque-o num pote de vidro. Despeje água dentro e tape. Desta forma, o gengibre permanece fresco e crocante por muito mais tempo.
7) Evitar brotos na batata
O que usar: Maçãs; Pano de prato.
Como fazer: Este é realmente o truque mais fácil: para impedir que as batatas germinem muito rapidamente, basta adicionar uma ou duas maçãs. Cubra tudo com um pano. As maçãs libertam etileno, o que ajuda a manter as batatas mais frescas por mais tempo.
8) Conservar alho
O que usar: Saco de papel; Garfo.
Como fazer: Faça vários furos num saco de papel com um garfo. Em seguida, coloque o alho dentro e verá como ele se conservará por vários meses.
Toneladas de alimentos vão para o lixo em Portugal todos os anos. O armazenamento adequado e a compra consciente podem ajudar a evitar muito desse desperdício. Então, comece agora e siga as nossas dicas! Ao armazenar os alimentos de forma correta, garante menos resíduos no futuro e menos gastos. Só vantagens!