Nunca mais verá insectos e pragas se tiver esta planta em casa

publicidade

Moscas e mosquitos, não bastas andarem a voar dentro de casa, ainda podem transmitir doenças.

Quando estes insectos começam a se proliferar e gerar incomodo, nossa primeira reacção é procurar uma alternativa para espantá-los, como os repelentes em spray.

Mas sabia que algumas plantas também tem a capacidade de espantar estes insectos para bem longe? Elas não só são eficazes para repelir insectos voadores, como podem espantar até algumas pragas comuns em jardins, como os pulgões e lagartas.

E o melhor de tudo: são naturais e emanam um odor bem mais agradável do que os repelentes em spray!

Devido aos óleos essenciais presentes nestas plantas, elas acabam por incomodar os insectos, apesar de serem agradáveis ao nosso olfacto.

Em outras palavras, o simples facto de ter uma planta de alecrim ou alfazema por perto, já vai reduzir bastante o aparecimento destes indesejáveis insectos.

No artigo de hoje iremos falar de algumas das melhores plantas para espantar insectos e pragas que nós incomodam em casa e no jardim:

Manjericão

O manjericão é um óptimo repelente para moscas e mosquitos, e por precisar de sol, o ideal é posicioná-lo próximo às portas e janelas. Além disso, pode utilizá-lo como tempero, devido a sua deliciosa fragrância.

Cravos-de-defunto

Já deve ter visto estas flores de cor viva e alaranjada decorando alguns jardins, mas talvez nunca pensou que elas pudessem repelir insectos. Assim como o manjericão, os cravos-de-defunto emanam uma fragrância que espanta mosquitos.

Erva-dos-gatos

Esta planta tem a capacidade de agradar os gatos, e espantar mosquitos. Um estudo inclusive mostrou que esta planta é 10x mais potente que alguns repelentes de insectos vendidos no mercado.

Alecrim

Já falamos sobre os benefícios do óleo de alecrim para a saúde, mas a fragrância também é capaz de espantar mosquitos e outros insectos voadores. Assim como o manjericão, o alecrim também é um óptimo tempero, então vale a pena ter esta planta por perto.

Crisântemo

O crisântemo possui piretrina, uma espécie de insecticida natural. Essa substância repele os mosquitos e outros insectos como: baratas, besouros e moscas. Pode inclusive utilizar a planta como repelente natural esfregando as flores na pele, evitando assim picadas indesejadas.

Gerânio

Entre as plantas mais comuns para manter os mosquitos longe e embelezar sua varanda está o gerânio. O gerânio tem a característica de emanar um perfume intenso de limão e citronela de suas folhas. Há também o gerânio-hera, que contém uma substância que atua como inseticida e repelente natural, e por isso, tem o poder de manter os mosquitos afastados.

Citronela

Esta talvez seja a alternativa natural para repelir insectos mais conhecida, pois é muito utilizada na produção de velas e óleos para essa finalidade. A planta por si só actua como repelente, mas pode utilizá-la na pele, para obter uma prevenção maior contra os insectos. Experimente macerar as folhas de citronela esfregando-as directamente no corpo.
Pode também fazer um chá concentrado para usar na limpeza da casa ou ainda deixar em álcool por alguns dias e usar como spray. Sua eficácia é maior se combinada com outras duas plantas repelentes naturais, como a erva do gato e o gerânio.

Se quiser também pode ver o vídeo abaixo:

publicidade

Outras Ideias:

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Inserir nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana