Com o passar do tempo a prata pode ficar com um tom escuro e manchas. Neste artigo vamos ensinar a limpar a prata e devolver-lhe novamente o brilho.

Procedimento:

Comece por juntar todas as suas peças de prata manchadas, uma panela funda, uma a duas xícaras de bicarbonato de sódio e um rolo de papel alumínio.

Etapa 1: aqueça uma panela ou pia de água

Ferva água numa panela bem funda ou, se tiver muitos pedaços de prata para limpar, revista a pia com papel alumínio e use água da torneira extremamente quente para enchê-la. Por favor, note que quanto mais quente a temperatura da água utilizada, mais rápida será a reação química que reverterá a mancha.

Etapa 2: Amassar folhas de alumínio e coloque-as na panela

(Se escolheu revestir a pia com folha de alumínio, passe para a próxima etapa)

Adicione folhas de papel à água a ferver. É melhor enrugar a folha em bolas soltas, porque é necessário ter uma área de superfície suficiente para entrar em contato com a prata. Além disso, se a folha é uma bola muito apertada, ela pode acabar flutuando na superfície. Reduza o fogo para ferver ou retire do fogo e coloque a panela na pia.

Passo 3: adicionar bicarbonato de sódio

Cuidadosamente adicione bicarbonato de sódio à água fervente ou à água na pia revestida de alumínio. Use uma xícara de bicarbonato de sódio – acrescente uma colher de cada vez para evitar que ela transborde. Mantenha a água em fogo alto, mas não a ferver. Se estiver a limpar muitas peças de prata, talvez seja necessário adicionar mais uma xícara de bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio é essencial para criar as condições para a reação química ocorrer entre a folha de alumínio e a mancha.

Passo 4: Coloque Prata na Mistura

Mergulhe totalmente as peças maiores de prata na água para que fiquem em contato constante com a folha de alumínio e segure quaisquer pedaços menores contra a folha com pinças. A prata deve estar em contato com a folha de alumínio para que a reação ocorra e para que o processo funcione. A quantidade de tempo que a prata precisa de ficar em contato com a folha de alumínio na água depende da quantidade de manchas. Uma leve camada de manchas pode exigir apenas um rápido mergulho na mistura, mas uma peça muito manchada precisa de pelo menos alguns minutos.

Etapa 5: Remover da solução as peças de prata e seca-las

Use luvas ou alicates para remover cuidadosamente os pedaços quentes de prata da água e use imediatamente um pano macio para secar a água da superfície. Isso evitará a formação de pontos de água no acabamento prateado recém-iluminado.

Partilhar:


Mais Ideias:

Comentários: